HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO, UM PERCURSO POSSÍVEL: PESQUISA, FONTES E SUJEITOS DA MEMÓRIA

Autores

  • Terezinha Fernandes Martins de Souza
  • Lázara Nanci de Barros Amâncio

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.116

Palavras-chave:

as. Escola primária. Educação em Mato Grosso.

Resumo

O presente texto relata parte de uma pesquisa sobre aspectos de uma história da alfabetização, realizada em Diamantino-MT, que descortina o período de 1930-1970. Mediante a localização, seleção, organização e análise de fontes documentais escritas e orais, como diários de classe e livros de ocorrências escolares, preservadas num acervo escolar, foi possível conhecer um pouco as concretizações de uma prática docente de professoras aposentadas. Paralelamente, conhecemos o percurso político-pedagógico de uma escola primária que, implantada nas primeiras décadas do período republicano, foi construindo sua identidade, ao caminhar por diferentes categorias institucionais. As práticas docentes e o uso de cartilhas, cujos títulos vieram à tona, contribuem para a constituição de uma história da alfabetização no Brasil.

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Fernandes Martins de Souza, T., & Nanci de Barros Amâncio, L. (2017). HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO, UM PERCURSO POSSÍVEL: PESQUISA, FONTES E SUJEITOS DA MEMÓRIA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.116

Edição

Seção

TEMA LIVRE