“O QUE QUER” A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO BRASIL: O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA EM QUESTÃO

Autores

  • Regina Godinho de Alcântara
  • Vanildo Stieg

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.117

Palavras-chave:

Base Nacional Curricular Comum. Componente Curricular de Língua Portuguesa. Ensino de Língua Materna.

Resumo

Este texto tem como foco de discussão a área de Linguagens, sobretudo o Componente Curricular Língua Portuguesa previsto no Documento de referência para discussão da Base Nacional Comum Curricular. Primeiramente, acenamos um panorama histórico que procurou problematizar “o que quer a BNCC”. Posteriormente, discutimos a questão: “o que quer a BNCC com o componente curricular Língua Portuguesa?”. Algumas considerações acenam que o Documento analisado propõe um modelo de currículo que venha facilitar a operacionalização das avaliações oficiais e, assim, um currículo para ser praticado na e pela escola brasileira, tal como lhe será prescrito pelo documento final. No tocante à Língua Portuguesa, quer que os gêneros discursivos sejam tratados de forma estrutural/funcional e não dialógica, evidenciando a cisão escola-vida nos processos de ensinaraprender.

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

Godinho de Alcântara, R., & Stieg, V. (2017). “O QUE QUER” A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO BRASIL: O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA EM QUESTÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.117

Edição

Seção

TEMA LIVRE