A ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Márcia Regina de Oliveira Savian
  • Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.119

Palavras-chave:

Concepções de linguagem. Concepções de sujeito. Construtivismo. Perspectiva discursiva de alfabetização. Letramento.

Resumo

Este artigo é o recorte de uma pesquisa mais ampla cujo objetivo foi estudar o processo de alfabetização de um grupo de alunos não alfabetizados que cursavam um 5º ano do ensino fundamental. Referenciadas nas perspectivas histórico-cultural e enunciativo-discursiva, discutiremos as concepções de linguagem e de sujeito que sustentam as perspectivas construtivista e discursiva de alfabetização, bem como a relação alfabetização/letramento. Os dados foram produzidos por audiogravações, anotações em diário de campo, planejamento e atividades de um conjunto de 192 aulas semestrais. O trabalho evidenciou que a perspectiva discursiva de alfabetização permite aos sujeitos significativo avanço no processo, uma vez que os sentidos das palavras são significados na e pela linguagem em funcionamento.

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

de Oliveira Savian, M. R., & de Castro Nascimento Ometo, C. B. (2017). A ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA DIALÓGICA DE LEITURA E ESCRITA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(3). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.119

Edição

Seção

TEMA LIVRE