POR ENTRE OS ARQUIVOS PESSOAIS: UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA EM ESCOLAS PÚBLICAS CAPIXABAS (2001-2008)

Autores

  • Fernanda Zanetti Becalli
  • Cleonara Maria Schwartz

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.151

Palavras-chave:

História do ensino da linguagem escrita. Cadernos e demais suportes de registros escolares. Práticas alfabetizadoras.

Resumo

Trata de uma investigação documental, pautada pela perspectiva dialógica da linguagem, a respeito da história recente e ainda presente do ensino da linguagem escrita. Objetiva compreender modelos de situações didáticas consideradas, pela equipe do Profa, como adequados para orientar a prática pedagógica e como esses modelos foram apropriados, usados e/ou transformados por docentes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Conclui que, ao se apropriarem (ou não) de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre o ensino da linguagem escrita, as professoras realizaram um trabalho de compreensão ideológica ativa sobre o que lhes foi prescrito e manifestaram consensos, algumas concordaram e outras discordaram, complementando-os, transformando-os ou se recusando a aplicá-los em suas salas de aula.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Zanetti Becalli, F., & Schwartz, C. M. (2017). POR ENTRE OS ARQUIVOS PESSOAIS: UMA HISTÓRIA DO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA EM ESCOLAS PÚBLICAS CAPIXABAS (2001-2008). Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.151

Edição

Seção

TEMA LIVRE