A CONSTITUIÇÃO DO DIÁLOGO SOBRE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DE ARARUAMA NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Elaine Constant
  • Jefferson Willian Silva da Conceição
  • Larissa Leão
  • Luciana Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.153

Palavras-chave:

Práticas formativas. Alfabetização. Colonização de saberes.

Resumo

O estudo analisa uma “Roda de Conversa” como caminho para a constituição de uma forma relação horizontal entre a Universidade e Escola Básica. A análise contou com professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do município de Araruama no estado do Rio de Janeiro. A metodologia foi de pesquisa qualitativa: relatos e Pesquisa Grupo Focal. Essa viabilizou compreensões sobre as práticas formativas e a participação dos professores em debates acerca da alfabetização e mostrou os dilemas docentes com a organização do sistema educacional com ciclo nos contextos com permanentes mudanças societárias. Conclui-se que a ideia de reflexão, nas práticas formativas, pode representar uma forma de colonização dos saberes dos professores.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Constant, E., Silva da Conceição, J. W., Leão, L., & Rodrigues, L. (2017). A CONSTITUIÇÃO DO DIÁLOGO SOBRE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DE ARARUAMA NO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.153

Edição

Seção

TEMA LIVRE