CELEBRANDO POSSIBILIDADES LEITORAS: AS CRIANÇAS NECESSITAM, PODEM E APRECIAM LER JÁ DESDE A PEQUENA INFÂNCIA

Autores

  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.178

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem. Educação infantil. Ato de ler em ações e gestos embrionários.

Resumo

Trata-se de texto-base, intitulado igualmente, como palestra proferida em evento científico destinado à temática das dificuldades de aprendizagem e à escola da infância. Inicialmente trato das questões relativas ao endereçamento de minha voz, bem como dos comentários que antecipam o desafio do ensaio reflexivo proposto: deslocar o debate delimitado na centralidade das “dificuldades” e do “produto” para focar as “potencialidades” e o “processo”. Na sequência, referendo meus apontamentos argumentativos ancorados nos pressupostos científicos da escola vigotskiana e na perspectiva bakhtiniana, defendo o aprendizado do ato de ler como prática histórica e culturalmente constituída, inclusive já na pequena infância em gestos e ações embrionárias desse capacidade e atitude humana, que leva à compreensão leitora e contribui para a formação do pequeno leitor. Finalizo pontuando a necessidade de repensarmos nossas concepções acerca da temática esboçada.

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Publicado

2016-07-31

Como Citar

Guizelim Simões Girotto, C. G. (2016). CELEBRANDO POSSIBILIDADES LEITORAS: AS CRIANÇAS NECESSITAM, PODEM E APRECIAM LER JÁ DESDE A PEQUENA INFÂNCIA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.178

Edição

Seção

DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA