AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA A INFÂNCIA NO BRASIL: ALGUMAS INQUIETAÇÕES

Autores

  • Vanildo Stieg
  • Vania Carvalho de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.194

Palavras-chave:

Alfabetização. Infância. Políticas de alfabetização e infância.

Resumo

Este texto discute políticas de alfabetização para a infância no Brasil a partir de uma perspectiva histórica. Constituiu-se a partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa de cunho documental. Teve como objetivo central expor algumas inquietações sobre como a criança em processo alfabetizador vem sendo pensada/tratada e presumida pelo discurso oficial num período compreendido entre 1996-2016. Das reflexões realizadas podemos acenar, tal como Hannah Arendt (2007) ao referir-se à crise na educação, que a questão da alfabetização para a infância necessita ser precedida por outra ordem de preocupação – que não seja aquela mercadológica/utilitarista –, pois trata-se do compromisso que temos com o mundo comum e com a criança que aos poucos vai responsabilizar-se por este mundo.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Stieg, V., & Carvalho de Araújo, V. (2017). AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA A INFÂNCIA NO BRASIL: ALGUMAS INQUIETAÇÕES. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(5). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.194

Edição

Seção

DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO