ALFABETIZAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA/DIVERGÊNCIA - VARIAÇÃO/ASPECTOS LINGUÍSTICOS

Autores

  • Lourival José Martins Filho
  • Lucilene Lisboa de Liz

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.195

Palavras-chave:

Alfabetização. Formação Inicial e Continuada de Professores. Aspectos linguísticos. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumo

Este artigo discute aspectos relativos à alfabetização, como a noção de erro a partir da perspectiva da variação e da mudança linguística, como diretriz presente já nos PCN que orientam a docência nos anos iniciais. Com isso, temos o propósito de anunciar a formação intelectual de professores alfabetizadores(as) como marca essencial da docência. Para dar conta desses propósitos, valemo-nos de pesquisa documental, por meio da qual analisamos o que comumente se denomina como “erros de natureza ortográfica” em textos de crianças em fase de alfabetização. Além disso, partimos da pesquisa de natureza bibliográfica que embasa nossas análises, tanto no que diz respeito aos dados de escrita, quanto no que se refere às discussões sobre formação inicial e continuada de professores e ainda quanto à abordagem dos aspectos da variação linguística. A perspectiva aqui empreendida tem reforçado a necessidade de uma formação inicial e continuada de docentes que contemple os aspectos linguísticos, nomeadamente aqueles que envolvem a oralidade, por serem mal compreendidos e terem consequências sérias na vida da criança que está em fase de alfabetização.

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Martins Filho, L. J., & Lisboa de Liz, L. (2017). ALFABETIZAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA/DIVERGÊNCIA - VARIAÇÃO/ASPECTOS LINGUÍSTICOS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(5). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.195

Edição

Seção

TEMA LIVRE