INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: DISCURSOS E PRÁTICAS EM PROGRAMA OFICIAL

Autores

  • Mirella de Oliveira Freitas
  • Wagner Rodrigues Silva

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.203

Palavras-chave:

Disciplinas escolares. Alfabetização. Letramento. PNAIC.

Resumo

O trabalho interdisciplinar determina que as ações pedagógicas fujam à prática da simples transmissão e memorização de conteúdos desarticulados e não situados. Propusemo-nos a investigar as propostas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa governamental de formação docente continuada, cuja intensão é unir alfabetização e letramento numa abordagem interdisciplinar. Nosso objetivo foi identificar, a partir da análise documental de cadernos de estudo do programa, como o conceito de interdisciplinaridade é propagado no material, quais as propostas de ação nesse sentido e os possíveis impactos no fazer pedagógico. Os resultados mostram que o programa se empenha na superação do saber escolar fragmentado, mas deixa evidente também que a prática pedagógica interdisciplinar ainda é um desafio a ser enfrentado nas próprias formações de professores.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

de Oliveira Freitas, M., & Rodrigues Silva, W. (2017). INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: DISCURSOS E PRÁTICAS EM PROGRAMA OFICIAL. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(5). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.203

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TEMA LIVRE