A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE MUNDO EM PAULO FREIRE COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Vilmar Alves Pereira
  • Lisiane Costa Claro

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.227

Palavras-chave:

Leitura de mundo. Alfabetização. Paulo Freire. Educação Popular.

Resumo

A leitura de mundo é tema gerador que tem destaque no processo de alfabetização do ponto de vista da Educação Popular proposta por Paulo Freire. Neste sentido, o texto busca reconhecer o trabalho e a vida de Paulo Freire junto a educação por meio da alfabetização. Trajetória de um educador que atuou principalmente com o letramento de jovens e adultos das camadas populares como viabilidade de compreensão e engajamento político, de leitura de mundo e de conscientização crítica no contraponto às opressões. Destacamos os desdobramentos do processo de alfabetização junto aos jovens e adultos numa perspectiva de Educação Popular e as contribuições que Freire lança à educação. Reconhecemos a alfabetização como um projeto de sociedade no horizonte da emancipação e transformação para o “ser mais”.

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Publicado

2018-01-16

Como Citar

Alves Pereira, V., & Costa Claro, L. (2018). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE MUNDO EM PAULO FREIRE COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(6). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.227

Edição

Seção

DOSSIÊ: PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES QUE TRANSCENDEM FRONTEIRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA ALFABETIZAÇÃO