PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO: FRONTEIRAS E COMPROMETIMENTOS COM O HUMANO, O PEDAGÓGICO, O EPISTEMOLÓGICO E O POLÍTICO

Autores

  • Celso Ilgo Henz
  • Doris Pires Vargas Bolzan
  • Larissa Martins Freitas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.228

Palavras-chave:

Alfabetização. Práxis educativa crítico-libertadora. Transformação. Dimensões do ler e do aprender.

Resumo

Este artigo apresenta perspectivas que emergem da proposta de alfabetização em Freire e da concepção sobre leitura e escrita em Vygotski, a serem assumidas humana, pedagógica, epistemológica e politicamente em toda a práxis educativa crítico-libertadora. A alfabetização transcende o aprender a ler palavras, focando na leitura crítica da realidade, para que os sujeitos se reconheçam autores de sua história, comprometidos com a transformação do mundo no qual buscam ser mais. Propomos investir em um trabalho compartilhado e dialógico, que desafie a experienciar sete dimensões do ler e do escrever: assumir-se politicamente; escutar e reconhecer; aprender a dizer a sua palavra, no dialogar; ler o mundo-ler a palavra; conscientizar-se; emancipar-se/libertar-se e educar-se/auto(trans)formar-se.

Referências

BOLZAN. Doris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009, 174p.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7 ed .Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979, 218p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979, 218p.

_______. Conscientização. 1 ed. Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Centauro, 1980, 102p.

_______. A importância do ato de ler. 41 ed. São Paulo. Cortez, 1992, 67p.

_______. Professora Sim, Tia Não. 11 ed. São Paulo. Cortez, 2001, 127p.

_______. Pedagogia da Autonomia. 1 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2006, 162p.

_______. Educação como prática da liberdade. 32 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2009, 158p.

HENZ, Celso Ilgo. Círculos Dialógicos Investigativo-formativos e auto(trans)formação permanente com professores. I: HENZ, Celso Ilgo; TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade. Dialogus: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação permanente. 1 ed. São Leopoldo: Oikos, 2015, 17-28p.

KRONBAUER, Luiz Gilberto. Expressividade e educação. In: HENZ, Celso Ilgo; GHIGGI, Gomercindo. Memórias, diálogos e sonhos do educador. 1 ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2005, 251-267p.

ROSAS, Paulo. Paulo Freire: alfabetização, conscientização, leitura crítica do mundo. In: HENZ, Celso Ilgo; GHIGGI, Gomercindo. Memórias, diálogos e sonhos do educador. 1 ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2005, 175-186p.

VYGOTSKI, Lev Semyonovchi. Obras Escogidas - Tomo I. 1 ed. Madrid: Visor Distribuiciones, 1982a, 496p.

_______. Obras Escogidas. 1 ed. TOMO II. Madrid: Visor Distribuiciones, 1982b, 484p.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Como Citar

Ilgo Henz, C., Pires Vargas Bolzan, D., & Martins Freitas, L. (2018). PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO: FRONTEIRAS E COMPROMETIMENTOS COM O HUMANO, O PEDAGÓGICO, O EPISTEMOLÓGICO E O POLÍTICO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(6). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.228

Edição

Seção

DOSSIÊ: PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES QUE TRANSCENDEM FRONTEIRAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA ALFABETIZAÇÃO