ALFABETIZAÇÃO E APLICATIVOS DE TROCA DE MENSAGENS

Autores

  • Sônia de Oliveira Santos
  • Dagoberto Buim Arena

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.297

Palavras-chave:

Alfabetização. WhatsApp. Teclados. Diálogos.

Resumo

O artigo analisa diálogos orais e escritos registrados em prints (imagens capturadas) de telas, no período de alfabetização, entre uma criança, pesquisadores e interlocutores, por meio do aplicativo WhatsApp, para compreender gestos e atitudes. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual em Marília, São Paulo. O pressuposto é que a apropriação da linguagem escrita pode ser feita pelo uso do teclado com a inscrição de caracteres na tela. Nesse processo as unidades gráficas, constitutivas dos enunciados, desempenham funções que não são as de representações sonoras. As conclusões indicam que as crianças, quando escrevem e leem em relações diretas com o Outro, por meio do aplicativo, compreendem a natureza e a função sociocultural da linguagem escrita.

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

de Oliveira Santos, S., & Buim Arena, D. (2019). ALFABETIZAÇÃO E APLICATIVOS DE TROCA DE MENSAGENS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(8). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.297

Edição

Seção

DOSSIÊ “CULTURA ESCRITA DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO”