CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Autores

  • Cláudia Maria Mendes Gontijo UFES
  • Cleonara Maria Schwartz UFES

Palavras-chave:

Leitura. Ensino da língua. Alfabetização. Crianças.

Resumo

Este texto se dedica a tecer considerações sobre a alfabetização no passado e no presente. Para tal, objetiva compreender modos de pensar o ensino da leitura e a aprendizagem da escrita a partir das análises de um manual utilizado no século XIX e da teoria que fundamentou as políticas e práticas de alfabetização na década de 1990. Conclui que as propostas de ensino e o modo como a aprendizagem tem sido pensada se assentam na separação entre o mundo da cultura e o mundo da vida. Tanto a linguagem como as crianças são abstratamente concebidas sem consideração à realidade concreta da vida da linguagem e da vida das crianças.

Palavras-chave: Leitura. Ensino da língua. Alfabetização. Crianças.

 

Abstract

This text is devoted to weave considerations about literacy in the past and present. To this end, it aims to understand the ways of thinking the teaching reading and the learning of writing from the analyzes of a manual used in the nineteenth century and of the theory that subsidized the policies and practices of literacy in the 1990s. It concludes that the proposed of teaching and the way that learning has been thought are based on the separation between the world of culture and the world of live. Both language and children are abstractly conceived without regard to the concrete reality of the life of language and lives of children.

Keywords: Reading; Language teaching; Literacy; Children

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

______. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BARROS, D. L. P. DE; FIORIN, J. L. (orgs.). Dialogia, polifonia e intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de São Paulo, 2003.

BLOOMFIEL, L. Linguistics and reading. Elementary English Review. Illinois: National Council of Teachers of English, v. 19, n. 4 e 5, p. 125-130, 183-186, 1942.

BRAIT, B (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

BRAIT, B (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BRAIT, B (Org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009a.

BRAIT, B (Org.). Bakhtin: e o círculo. São Paulo: Contexto, 2009a.

CASTRO, G. de. O discurso da memória: um ensaio bakhtiniano a partir de Infância e São Bernardo de Graciliano Ramos. Bakhtiniana: revista de estudos do discurso. São Paulo: vol. 6, n. 1, p. 79-94, ago./dez. 2011.

FANINI, A. M. R. O romance: uma forma ético­política na perspectiva bakhtiniana. Bakhtiniana: revista de estudos do discurso. São Paulo: vol. 8, n. 1, p. 22-40, jan./jun. 2013.

FARACO, C. A. et al. Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

FERREIRO, E. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. In: FERREIRO, E. (org.). Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez e Editora Autores Associados, 1990. p. 9-41.FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana di Marco e Mário Corso. Petrópolis, RJ: Artes Médicas, 1989.GALVÃO, A. M. de; BATISTA, A. A. G. Leitura na escola primária brasileira: alguns elementos históricos. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio21.html. Acesso em: 4 jan 2014.

MIDOSI, L. F. O expositor portuguez ou rudimentos de ensino da língua materna. Londres: Impresso por R. Greenlaw Chichester Place, 1831.

MONTEVERDE, E. A. Methodo facillimo para aprender a ler tanto a letra redonda como a manuscrita no mais curto espaço de tempo. 7. ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 1859.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, [19--].

Publicado

2015-06-29

Como Citar

Gontijo, C. M. M., & Schwartz, C. M. (2015). CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(1). Recuperado de https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/30

Edição

Seção

ARTIGOS