O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: METAS, CONCEPÇÃO E ORIENTAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Elvira Cristina Martins Tassoni

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.300

Palavras-chave:

Formação de professores alfabetizadores. Alfabetização. Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo é resultado de algumas pesquisas que analisaram o material didático do Programa Ler e Escrever, do estado de São Paulo, e os Cadernos de Formação do PNAIC, sob responsabilidade do Ministério da Educação. A partir da análise documental dos materiais produzidos pelos dois programas, objetivou-se evidenciar o que cada um deles propõe para que as crianças se alfabetizem até o fim do 3º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam algumas lacunas que podem comprometer a efetivação da alfabetização durante o ciclo de alfabetização, especialmente em relação à análise e reflexão sobre a língua e à produção de textos escritos. A diversidade de situações de uso da escrita é condição para problematizar e refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabética.

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

Martins Tassoni, E. C. (2019). O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: METAS, CONCEPÇÃO E ORIENTAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(8). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.300

Edição

Seção

TEMA LIVRE