FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO PROCESSO DISCURSIVO: CENAS DE UMA PEÇA DIDÁTICA

Autores

  • Maria do Rosario Longo Mortatti Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2019333

Palavras-chave:

Processo discursivo. Formação de professores. Alfabetização. Ensino de língua portuguesa. Peça didática

Resumo

Objetiva-se discutir neste texto a formação inicial de professores para a compreensão ativa da alfabetização/ensino de língua portuguesa como processo discursivo, considerando que, para ser coerente com a teoria que fundamenta esse processo, não basta falar sobre, nem ensinar falando sobre ele, mas é necessário também mostrar fazendo. Optou-se, então, por apresentar – por meio de adaptação livre da concepção de “peça didática” criada por Bertolt Brecht – cenas de aulas em um curso de Pedagogia, em que esse processo é tematizado e vivenciado pela professora e pelos alunos, visando a lhes possibilitar experiência formativa que contribua para a escolha desse ponto de vista teórico-metodológico como norteador de sua futura atuação como professores.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Mortatti, M. do R. L. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO PROCESSO DISCURSIVO: CENAS DE UMA PEÇA DIDÁTICA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9). https://doi.org/10.47249/rba2019333

Edição

Seção

DOSSIÊ