ALFABETIZAÇÃO: DILEMAS DA PRÁTICA

Autores

  • Sonia Kramer PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.340

Resumo

Publicado originalmente em: KRAMER, Sonia (org). Alfabetização: dilemas da prática. Rio de Janeiro, Dois Pontos Ed., 1986.

Referências

AZANHA, J.M.P. Situação atual do ensino de 1o grau: um pequeno exemplário de desacertos. Cadernos de Pesquisa, 52, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, fev. 1985.

BRANDÃO, Z. et. Alii. Evasão e repetência no Brasil: a escola em questão. Rio de Janeiro, Achiamé, 1983.

BRANDÃO, Z. Qualidade de ensino: características adstritas às escolas particulares. In:Cunha, L.A.R. (org.) Escola pública, escola particular e democratização do ensino. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1984.

CHAUÍ, M.S. Ideologia e educação. Revista Educação e Sociedade, 5, São Paulo, Cortez, 1982. CURY, C.R.J. Notas acerca do saber e do saber fazer da escola. Cadernos de Pesquisa, 40

(58-60), São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1982.

FREINET, C. La Educación por el trabajo. Fondo de Cultura Econômica, México, 1971.

GNERRE, M.B.M.A. Cagliari, L.C. Textos espontâneos – na 1a série. Cadernos do CEDES, 14, São Paulo, Cortez, 1985.

KRAMER, S. Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cadernos de Pesquisa, 42, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, ago. 1982.

KRAMER, S. & ANDRÉ, M. Alfabetização: um estudo sobre professores das camadas populares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 15, (523-37), Brasília, set-dez, 1984.

LEMLE, M. A tarefa da alfabetização: etapas e problemas no português. Letras Hoje, PUC/ RGS, 15, (4), DEZ. 1982.

LIBANEO, J.C. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. Revista ANDE, 3, São Paulo, 1982.

MOYSES, S.M. A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Cadernos CEDES, 14, São Paulo, Cortez, 1985.

OLIVEIRA, J.B.A. Cartilhas de alfabetização e regionalização do livro didático. Cadernos de Pesquisa, 44, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, fev. 1983.

RIBEIRO, E.E.T. et alii. Critérios de aprovação de alunos de 1a série do 1o grau. Cadernos de Pesquisa, 53, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, maio, 1985.

RODRIGUES, N. Por uma nova escola. São Paulo, Cortez, Autores Associados, 1985. SAVIANI, D. Escola e democracia ou a teoria da curvatura da vara. Revista ANDE, 1, São

Paulo, 1980. (Este artigo foi incluído no livro do autor Escola e Democracia, Cortez, 1983). __________. Escola e democracia – para além da teoria da curvatura da vara. Revista ANDE,

, São Paulo, 1982, (Este artigo foi incluído no livro do autor Escola e Democracia, (op.cit.)). __________. Sobre a natureza e a especificidade da educação. Em aberto, INEP 22 jul. –

ago. 1984.

SILVA, T.R.N. O livro didático: reflexões sobre critérios de seleção e utilização. Cadernos

de Pesquisa, 44, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, fev. 1983.

SOARES, M.B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, 52, São Paulo,

Fundação Carlos Chagas, fev. 1985.

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Kramer, S. (2020). ALFABETIZAÇÃO: DILEMAS DA PRÁTICA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.340

Edição

Seção

DOCUMENTOS