Análise crítica da PNA (Política Nacional de Alfabetização) imposta pelo MEC através de decreto em 2019

Autores

  • Artur Gomes de Morais Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.357

Palavras-chave:

Alfabetização, Políticas públicas de alfabetização

Resumo

Número Especial: DOSSIÊ “POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: OLHARES DE PROFESSORES E PESQUISADORES”

Biografia do Autor

Artur Gomes de Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona (1996)

Pesquisador do CNPq (desde 1997)

Professor titular da UFPE

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação e Cultura. Relatório Final do Grupo de Trabalho Alfabetização Infantil: os novos caminhos. 1 ed. Brasília: [s.n.], 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio a Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa. Brasília. MEC. SEB. 2012.

BRASIL. MEC. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019

CARRAHER, T. N.; REGO, L. L. B. O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.39, p. 3- 10, 1981.

FONTES, M.J. e CARDOSO-MARTINS, C. Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2004, vol.17, n1:83-94, 2004.

MORAIS, A.G. Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

MORAIS, A. G.; NASCIMENTO, G.S. Alfabetização e letramento na BNCC: problemas conceituais, lacunas e inadequações no que é prescrito para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZACAO, Minas Gerais. Belo Horizonte: 2019.

REGO, L.L.B. Descobrindo a língua escrita antes de aprender a ler: algumas implicações pedagógicas. In KATO, M. (org.) A concepção de escrita pela criança. Campinas: Ed. Pontes, 1988. (pp. 105-135).

SOARES, M. Alfabetização: a (des) aprendizagem das funções da escrita. Educação em Revista, no. 8:3-11, 1988.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Morais, A. G. de. (2020). Análise crítica da PNA (Política Nacional de Alfabetização) imposta pelo MEC através de decreto em 2019. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(10). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.357

Edição

Seção

DOSSIÊ