A IMPLEMENTAÇÃO DO CONSTRUTIVISMO EM ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE FERREIRO E TEBEROSKY NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO (1983-1988)

Autores

  • Fernando Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Diego Benjamim Neves Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.422

Resumo

Enfoca-se neste texto a implementação de prescrições construtivistas em alfabetização em documen- tos curriculares produzidos por equipes da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo, entre 1983 e 1988. Com objetivo de contribuir para a produção de uma História do ensino de leitura e escrita no Brasil, de modo a identificar e problematizar os sentidos das primeiras prescrições relativas ao construtivismo em alfabetização na rede municipal de ensino de São Paulo, selecionamos e analisamos sob a ótica da “configuração textual” alguns dos principais documentos nos quais se verificam processo de implementação do construtivismo em alfabetização nessa rede, em perspecti- va eclética e conciliatória com pressupostos do interacionismo linguístico.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

de Oliveira, F. R. ., & Neves, D. B. . (2020). A IMPLEMENTAÇÃO DO CONSTRUTIVISMO EM ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE FERREIRO E TEBEROSKY NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO (1983-1988). Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 172-191. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.422

Edição

Seção

TEMA LIVRE