APLICATIVOS PARA ALFABETIZAÇÃO

O LÚDICO, O PEDAGÓGICO E O DIGITAL EM DISCUSSÃO

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021503

Palavras-chave:

jogos digitais, alfabetização, gamificação

Resumo

Neste artigo, apresento uma análise de aplicativos voltados para apoiar o processo de alfabetização, os quais foram citados por 84 respondentes de questionário endereçado a pais, mães e responsáveis por crianças que frequentavam o 1o ano do Ensino Fundamental, em duas escolas particulares de Salvador, no ano de 2019. O texto traz dados quantitativos e qualitativos, com enfoque maior nestes últimos, tendo como objetivo analisar as concepções de alfabetização que subjazem à oferta desses produtos, bem como refletir sobre a relação entre jogos digitais e práticas de linguagem na contemporaneidade. Como resultado, identifiquei uma prevalência de concepções de alfabetização centradas em modelos sintéticos, com ênfase na relação fonema-grafema, e um processo de gamificação que coloca a língua como um objeto de aprendizagem afastado dos seus contextos de uso, predominando o uso de mecânicas de jogo que não articulam de forma significativa as reflexões sobre o sistema alfabético com a jogabilidade.

 

 

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

APLICATIVOS PARA ALFABETIZAÇÃO: O LÚDICO, O PEDAGÓGICO E O DIGITAL EM DISCUSSÃO . (2021). Revista Brasileira De Alfabetização, (15), 108–121. https://doi.org/10.47249/rba2021503

Edição

Seção

TEMA LIVRE