A DESCOBERTA DA ESCRITA PELA CRIANÇA

UM PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE UM INSTRUMENTO CULTURAL DE TROCAS VERBAIS

Autores

  • Anderson Borges Corrêa UNESP
  • Ana Maria Esteves Bortolanza Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021525

Palavras-chave:

Apropriação da escrita, Enunciados, Trocas verbais historicamente situadas, Ensino e aprendizagem, Anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado de abordagem histórico-cultural (CORRÊA, 2017) realizada com crianças de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola do Triângulo Mineiro. O objetivo é discutir a descoberta e a apropriação da linguagem escrita da criança como a apropriação de um instrumento cultural de trocas verbais capaz de possibilitar a produção de enunciados singulares historicamente situados. Situado na perspectiva da teoria histórico-cultural, o estudo está fundamentado em conceitos de Vigotski, Leontiev e outros autores, como Bakhtin, Volochínov, Jolibert e Bajard. Aponta que as crianças se apropriam da escrita em seus usos e funções historicamente estabelecidos para produzirem suas expressões singulares por meio da composição de enunciados (textos) constituídos de símbolos e signos visuais. 

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

Borges Corrêa, A., & Bortolanza, A. M. E. . (2021). A DESCOBERTA DA ESCRITA PELA CRIANÇA: UM PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE UM INSTRUMENTO CULTURAL DE TROCAS VERBAIS. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 17–32. https://doi.org/10.47249/rba2021525

Edição

Seção

DOSSIÊ