A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E O SENTIDO DISCURSIVO DA LINGUAGEM ESCRITA

Autores

  • Vanilda Gonçalves de Lima UNESP-Marília
  • Neire Márcia da Cunha Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021531

Palavras-chave:

Leitura, Leituralização, Sentido, Escrita

Resumo

O trabalho visou refletir e analisar as concepções e procedimentos de ensino e aprendizagem da leitura e sua relação com a escrita a partir da Teoria Histórico-Cultural e do processo de leiturização de Jean Foucambert. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, com base nos estudos bibliográficos. A concepção de leitura defendida em ambas as abordagens se refere ao processo de construção e reconstrução do sentido discursivo dos signos culturais representados pela linguagem escrita. Concluiu-se que a leitura deve ser propiciada pelo professor com vistas à formação da criança como leitora e escritora de gêneros enunciativos. Assim, a leitura torna-se, de fato, reconhecida e valorizada como processo subjetivo de compreensão do discurso escrito da cultura humana.

Referências

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O homem e a cultura. In: LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978, p. 259-284.

LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli E.D.A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FOUCAMBERT. Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 89-130.

FOUCAMBERT. Jean. Modos de ser leitor: aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Curitiba: Editora UFPR, 2008, p. 61-103.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1995. v. 3.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Obras Escogidas. Madrid. Visor, 1996. V.4.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKII, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich, LURIA, Alexander Romanovich, LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2012, p.103-117.

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Gonçalves de Lima, V., & Cunha, N. M. da . (2021). A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E O SENTIDO DISCURSIVO DA LINGUAGEM ESCRITA. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 101-114. https://doi.org/10.47249/rba2021531

Edição

Seção

DOSSIÊ