ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA. A REALIDADE DISCURSIVA DA SALA DE AULA COMO EIXO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Autores

  • Cecilia Maria Aldigueri Goulart Universidade Federal Fluminense


DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.334

Palavras-chave:

Alfabetização. Realidade discursiva. Cadeia dialógica. Sujeitos concretos. Conhecimento linguístico.

Resumo

O objetivo do ensaio é discutir a relevância política de uma proposta de alfabetização em perspectiva discursiva, e contribuir para uma teoria do ensino-aprendizagem da escrita social. O eixo é a realidade discursiva da sala de aula, estudando as relações de ensino como relações dialógicas. O objeto de estudo são os enunciados que constituem as aulas, orais e escritos, significados e carreados pelas falas das crianças que vão cada vez mais travando diálogos com escritas variadas e, no processo, aprendendo a escrever e a ler e modificando seus modos de olhar a realidade. Conhecimento da realidade e conhecimento linguístico se enredam na proposta de alfabetização que se concretiza na relação entre discursos e fortalece os sujeitos e suas vidas; é o primeiro conhecimento que dá sentido ao segundo.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Goulart, C. M. A. (2020). ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA. A REALIDADE DISCURSIVA DA SALA DE AULA COMO EIXO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.334

Edição

Seção

DOSSIÊ