O PROGRAMA DE ESCRITA INVENTADA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCRITA DE PALAVRAS

Autores

  • Juliane Gomes de Oliveira UFMG
  • Francisca Izabel Pereira Maciel UFMG

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.385

Palavras-chave:

Programa de Escrita Inventada, Intervenção, Escrita colaborativa, Alfabetização de Jovens e Adultos

Resumo

No âmbito do Grupo de Pesquisas em Alfabetização (GPA/Ceale) e do Programa de Intervenção com a Escrita Inventada, este artigo tem como objetivo analisar esse Programa em adultos não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa pioneira no campo da EJA. Participaram três grupos de estudantes da alfabetização de jovens e adultos e no estudo buscou- se analisar as relações entre a metodologia de escrita colaborativa e seus efeitos na escrita de palavras compostas por sílabas com estrutura silábica (CVCV), (CVV) e (CVVV) pelo Programa de Intervenção com a Escrita Inventada. Os resultados evidenciaram diferenças significativas nos grupos analisados, com progressões nas reflexões metalinguísticas sobre a escrita de palavras em contexto colaborativo.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Oliveira, J. G. de, & Maciel, F. I. P. (2020). O PROGRAMA DE ESCRITA INVENTADA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCRITA DE PALAVRAS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(11). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.385

Edição

Seção

DOSSIÊ