PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E NA ARGENTINA: OS PROGRAMAS “BRASIL ALFABETIZADO” E “ENCUENTRO”

Autores

  • Silvana Oliveira Biondi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Francisca Izabel Pereira Maciel UFMG

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.389

Palavras-chave:

Alfabetização de Adultos, Programas Brasil Alfabetizado e Encuentro, materiais didáticos de Alfabetização de Adultos.

Resumo

O artigo objetiva apresentar resultados de análise dos materiais didáticos propostos para alfabetização de pessoas jovens e adultas em dois programas, sendo no Brasil, o Programa Brasil Alfabetizado; na Argentina, o Programa Encuentro. Privilegiou-se neste artigo, analisar a materialidade didática, isto é, os livros didáticos e/ou manuais orientadores das práticas dos alfabetizadores. No Brasil, a análise recaiu sobre um dos livros mais utilizados e avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para EJA, diferente da Argentina, onde há um livro utilizado na unificada proposta didática do país. A análise permitiu identificar semelhanças e diferenças conceituais de alfabetização e nas orientações de ensino e aprendizagem da escrita e das práticas de leitura e produção textual.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Biondi, S. O., & Maciel, F. I. P. (2020). PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E NA ARGENTINA: OS PROGRAMAS “BRASIL ALFABETIZADO” E “ENCUENTRO”. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(11). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.389

Edição

Seção

DOSSIÊ