REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LETRAMENTO

O LUGAR DA ESCRITA AUTORAL NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Renata Melo Rocha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Patrícia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021472

Palavras-chave:

Práticas discursivas. Letramento. Alfabetização. Escrita. Práticas docentes.

Resumo

O presente artigo tem como escopo identificar em abordagens de práticas discursivas de letramento contribuições para o processo de alfabetização, em uma perspectiva de protagonismo da escrita discente. Como exemplo de proposição prática, trazemos a experiência do dispositivo pedagógico ‘Correio’ elaborado por uma escola pública localizada em Belford Roxo, Rio de Janeiro. No referido dispositivo, educandos são convocados a produzirem cartas desde o princípio da alfabetização, em uma concepção de linguagem como sistema plástico, flexível e representativo do contexto sócio-histórico. Logo, o protagonismo das produções discentes é aqui salientado como uma potente prática alfabetizadora discursiva, uma vez que legitima toda a trajetória construída pelo aprendiz na apreensão da escrita.

Biografia do Autor

Renata Melo Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestra pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Atuo como técnica em Educação na Secretaria Municipal de educação de Nova Iguaçu e como Orientadora Pedagógica da cidade de Belford Roxo.

Patrícia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em História e Pedagogia, Mestra em Educação/UFF, Doutora em Educação/UFRJ. Professora Associada da UFRRJ, Líder do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Política.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

Melo Rocha, R., & Bastos de Azevedo, P. (2021). REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LETRAMENTO: O LUGAR DA ESCRITA AUTORAL NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 245-257. https://doi.org/10.47249/rba2021472

Edição

Seção

TEMA LIVRE