ALFABETIZAÇÃO

LINGUAGEM E VIDA - UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

Autores

  • Cecilia Maria Aldigueri Goulart Universidade Federal Fluminense

  • Angela Vidal Gonçalves Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021527

Palavras-chave:

Alfabetização, Discurso, Perspectiva discursiva

Resumo

Neste artigo são discutidos aspectos relativos à aprendizagem de leitura e da escrita, a partir da análise de alguns textos produzidos por crianças. Com seus modos próprios de pensar, de agir, de brincar, e com base em seus conhecimentos e na capacidade de criar incessantemente, é que elas aprendem a ler e a escrever. As autoras compreendem as crianças como sujeitos sociohistóricos, constituídos na e pela linguagem. Tal compreensão tem como fundamento as teorias de Bakhtin e Vigotski, em que se ancoram os conceitos de sujeito, enunciado, discurso (BAKHTIN) e vivência (VIGOTSKI). A centralidade da linguagem na formação dos sujeitos é o principal ponto de convergência entre os dois autores e é também o tema central deste artigo, tanto como aporte teórico para as análises quanto para a proposição de orientações metodológicas encontradas no texto, traçando um arcabouço conceitual que vem sustentando o que se tem defendido como uma perspectiva discursiva de alfabetização.

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Goulart, C. M. A., & Gonçalves, A. V. . (2021). ALFABETIZAÇÃO : LINGUAGEM E VIDA - UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 48-61. https://doi.org/10.47249/rba2021527

Edição

Seção

DOSSIÊ