POR UMA ALFABETIZAÇÃO À MARGEM ESQUERDA

PARA ABANDONAR O TRIPALIUM E ABRAÇAR A POIÉSIS

Autores

  • Dagoberto Buim Arena Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Marília - SP

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021528

Palavras-chave:

Alfabetização, Consciência fonológica, Consciência gra´fica, Tripalium, Poiésis

Resumo

O ensaio tem como objetivo principal demonstrar que o desenvolvimento da consciência fonológica, princípio fundante de metodologias de alfabetização, repete a mesma lógica empregada pelo capital ao fazer do trabalho uma atividade alienante. Em oposição a esse princípio o ensaio evoca o seu oposto, o desenvolvimento da consciência gráfica, como um princípio emancipatório.  Para apresentar o primeiro princípio, o ensaio retoma um artigo de magazine publicado em 1994 nos EUA, um relatório apresentado à Câmara dos Deputados do Brasil, em 2003, um pequeno livro do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de 2012, e o Decreto Federal n.9765 de 2019.  Para apresentar o segundo, recorre à história da criação da escola pública para os trabalhadores na França no século XIX e a artigos de dois pesquisadores franceses, Jean Foucambert e Élie Bajard. As conclusões sugerem que o princípio fonológico, originário nas ciências da natureza, pratica a lógica do capital por ignorar a totalidade, fragmentar os materiais constitutivos das palavras e desqualificar o papel dos sentidos. O princípio da consciência gráfica, abrigado nas ciências humanas, considera a totalidade, qualifica os sentidos e, em vez da alienação, promove a emancipação. O primeiro torna a alfabetização um tripalium, fatigante e alienante; o segundo uma poiésis, tempo de liberdade e reflexão.

Biografia do Autor

Dagoberto Buim Arena, Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Marília - SP

Professor Livre Docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista - câmpus de Marilia-SP.

Referências

ARENA, D. B. Situaciones y recomendaciones para la producción de la lectura en el periódico A Voz do Trabalhador (1908-1915). GÓMEZ, A.C.; BLAS, V.S. (Orgs.). Senderos de ilusión: lecturas populares en Europa y América Latina (Del siglo XVI a nuestros días). Ediciones Trea, Gijón, 2007.

BAJARD, É. A autonomia da escrita. Revista Mente&Cérebro. Coleção Memória da Pedagogia. No. 5: Emília Ferreiro: a construção do conhecimento. Suplemento especial: movimentos de alfabetização. Editor: Manuel da Costa Pinto. [colaboradores Telma Weisz et al.] Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento Duetto, 2005.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: ano 1: unidade 3/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC.SEB, 2012. 48p.

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm. Acesso em: 02 jun. 2021.

BRASIL ESCOLA. OCDE. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ocde.htm. Acesso em: 23 março 2021.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Educação infantil: novos caminhos. Relatório do Seminário realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, 3ª. edição (revista). Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/alfabetizacao_infantil_novos_caminhos_gastao_vieira.pdf. Acesso em: 5 abril 2021.

CAPOVILLA, F. (Org.). Os novos caminhos da alfabetização infantil. 2ª. ed. São Paulo: Memnon, 2005.

DEHAENE, S. Les neurones de la Lecture. Paris: Odile Jacob, 2007.

FOUCAMBERT, J. A escola de Jules Ferry: um mito que perdura. Trad. de Lúcia Cherem e Nathalie Dessartre. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

FOUCAMBERT, J. N’insistez pas, Stanislasssss! Les Actes de Lecture, n°101, março de 2008.

LEVINE, A. The great debate revisited. The Atlantic On-Line. Atlantic Monthly Digital, Edition, dez. 1994. Disponível em: https://www.theatlantic.com/past/docs/politics/educatio/levine.htm. Acesso em: 13 jan. 2020.

NOSELLA, P. Do tripalium da escravatura ao labor da burguesia; do labor da burguesia à poiésis socialista. GOMEZ, C. M.; FRIGOTTO, G.; ARUDA, M.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1987.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Arena, D. B. (2021). POR UMA ALFABETIZAÇÃO À MARGEM ESQUERDA: PARA ABANDONAR O TRIPALIUM E ABRAÇAR A POIÉSIS. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 62-76. https://doi.org/10.47249/rba2021528

Edição

Seção

DOSSIÊ