OS ATOS DE LER E DE ESCREVER

ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Greice Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021529

Palavras-chave:

Ler e escrever, Linguagem escrita, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este estudo, de caráter bibliográfico, pretende discutir os atos de ler e de escrever como atos culturais, históricos e sociais vinculados às esferas da vida. Nesse ínterim, descarta-se o ensino do ato de ler e de escrever centralizado apenas na decodificação e codificação de sinais gráficos, no ato motor e na pronunciação, apartados da atribuição de sentido e da compreensão. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, na perspectiva enunciativa de Volochínov e Bakhtin e em pesquisadores e estudiosos sobre a leitura e a escrita. Espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para promover reflexões acerca do ensino dos atos de ler e de escrever – entendendo-os como atos humanos culturalmente, socialmente e historicamente elaborados – e das práticas de leitura e de escrita com as crianças, nas escolas.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

Silva, G. F. da . (2021). OS ATOS DE LER E DE ESCREVER: ALGUMAS REFLEXÕES . Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 77-88. https://doi.org/10.47249/rba2021529

Edição

Seção

DOSSIÊ