POLÍTICAS MONOLÓGICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

  • Nayara Santos Perovano
  • Monique Linciano de Azevedo Costa

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.230

Palavras-chave:

Políticas públicas. Formação de professores. Lógicas neoliberais.

Resumo

Este artigo tem por finalidade compreender e problematizar como programas de formação certificada, atrelados à lógica neoliberal, concebem e se vinculam com o campo da alfabetização e, sobretudo, com a formação de professores alfabetizadores e as consequências dessas políticas para o sistema educacional. Pautado nos pressupostos teóricos de Bakhtin, elabora um panorama das políticas nacionais de formação continuada de professores alfabetizadores e indaga suas intenções e efeitos para a educação. Conclui que as políticas públicas ainda possuem discursos monológicos adotados de maneira vertical que legitimam, forçadamente, a perspectiva teórica adotada em seus documentos como a ideal nas classes de alfabetização, contribuindo para perpetuar a fronteira entre a docência e seu planejamento.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Tradução do alemão: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ALBUQUERQUE, Plícia Mara de Negreiros Félix, LEITE, Ivonaldo Neres. Reformulação do Programa Mais Educação: O novo para mais ou para menos? Disponível em: < http://editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/TRABALHO_EV068_MD1_SA2_ID142_17112016171429.pdf>. Acesso em 02 jun. 2017.

ANTUNES, Janaína Silva Costa. Um olhar sobre o Pró-letramento. 2015. Tese (doutorado) Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.

BECALLI, Fernanda Zanetti. O ensino da leitura no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA). 2007. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC/SEF, 1999. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002179.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Parecer CNE/CP nº 09/2001. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 31. Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/apresentacao>. Acesso em: 15 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm >. Acesso em: 15 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Documento orientador das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2016. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Documento_Orientador_PNAIC_EM_ACAO_2016.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto pela Educação na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília, DF, 2012 Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/port_867_040712.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.274 de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm>. Acesso em: 02 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Ministerial nº 1.403, de 9 de junho de 2003. Institui o Sistema Nacional de certificação e formação continuada de professores. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 826 de 07 de julho de 2017. Dispõe sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, suas ações, diretrizes gerais e a ação de formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação – PNME. Brasília, DF, 2017.

Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=20&data=10/07/2017>. Acesso em: 02 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Documento orientador das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/doc_orientador/doc_orientador_versao_final.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Brasília, DF, 2007. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2446-port-17-120110&category_slug=janeiro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 2l de jun. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Brasília, DF, 2016 Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=49131-port-1144mais-educ-pdf&category_slug=outubro-2016-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 15 de jun. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Programa Mais Educação: Passo a passo. Brasília: SEB/MEC, 2011. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8168-e-passo-a-passo-mais-educacao-18042011-pdf&category_slug=junho-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 15 jul 2017.

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; SCHWARTZ, Cleonara Maria. Alfabetização: teoria e prática. Curitiba: Sol, 2009.

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Palestra proferida no I Seminário Capixaba: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, 2013.

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais. Campinas: Autores Associados, 2014.

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Avaliação da alfabetização: Provinha Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 603-622, sep. 2012. ISSN 1678-4634. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47897/51632>. Acesso em: 24 julho de 2017.

LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Marina. "As influências do modelo neoliberal na educação". Revista Eletrônica da UNESP. São Paulo. Ed. 05. 2000. Disponível em:<http://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi5_artigoedianelopes.pdf>. Acesso em: 25 de julho 2017.

SCHWARTZ, Cleonara Maria. Palestra realizada na XXII Reunião do Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo - Universidade Federal do Espírito Santo, 2017.

VIEIRA, Cecília Maria; BORGES, Kamylla Pereira; GONZAGA, Laerson Pires e OLIVEIRA, Natássia Duarte Garcia Leite de. Reflexões sobre a meritocracia na educação brasileira. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.316-334, jun.2013. ISSN 1982-9949. Disponível em <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3525/2905>. Acesso em: 25 de julho 2017.

Publicado

2018-01-16

Como Citar

Santos Perovano, N., & Linciano de Azevedo Costa, M. (2018). POLÍTICAS MONOLÓGICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(6). https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.230

Edição

Seção

TEMA LIVRE