APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA:

RELATOS DE ALUNOS E PROFESSORES

Autores

  • Verônica Barbosa Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV).
  • Vivianny Bessão de Assis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV).

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.285

Palavras-chave:

EJA, Alfabetização e Letramento, Dificuldades de aprendizagem.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo entender as possíveis necessidades e expectativas dos adultos no processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de natureza qualitativa em duas escolas na região sul do estado de Mato Grosso do Sul (MS), por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários entregues a duas professoras que atuam na 1a e na 2a fases do ciclo de alfabetização da EJA, bem como aos alunos acima de 35 anos que frequentavam essas duas escolas. Os resultados da pesquisa indicam que os adultos progredirem nas etapas da EJA sem o devido domínio da leitura e da escrita. Com isso, suas expectativas com a alfabetização não são atendidas.

Biografia do Autor

Verônica Barbosa Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV).

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus Naviraí (CPNV). Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT). Atua como professora da educação básica do município de Naviraí, integrante do grupo de pesquisa GEPPETE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional.

Vivianny Bessão de Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV).

Professora do curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Naviraí-MS), Líder da linha História da Educação, Memória e Literatura Infantil, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas Educativas Tecnologia Educacional (GEPPETE). Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília (SP) (2016) (Bolsa CAPES). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (MS) (2009) (Bolsa CAPES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (MS). Integrante, desde 2012, do GPHELLB - Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil e integrante da equipe executora do Projeto Integrado de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, coordenado Maria do Rosário Longo Mortatti. Atua nas áreas de História da Educação; História da literatura infantil e juvenil; Poesia; Alfabetização e Letramento.

 

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Andrade, V. B., & de Assis, V. B. (2020). APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: : RELATOS DE ALUNOS E PROFESSORES. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 140–157. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.285

Edição

Seção

TEMA LIVRE