DOSSIÊ “CULTURA ESCRITA DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO”

Autores

  • Isabel Cristina Alves da Silva Frade
  • Mônica Daisy Vieira Araújo
  • Julianna Silva Glória

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.291

Resumo

Muitas atividades que realizamos no cotidiano, envolvendo a leitura e a escrita, são realizadas nos ambientes e gêneros textuais digitais. Redes sociais, aplicativos de mensagens como o Whatsapp, blogs, sites, dentre outros, vêm se constituindo em espaços que mediam comunicações escritas e orais. Na atualidade, muitos desses espaços de comunicação são híbridos e efêmeros, provocando novas formas de leitura e escrita e desafiando a escola e outras instituições a promoverem o ensino e a aprendizagem da cultura escrita digital. Isso nos leva a considerar a leitura e a escrita em sua dimensão cultural e social. Desde a invenção da escrita, os modos de escrever e ler dependem das demandas em torno do escrito e dos suportes. Ler, escrever e divulgar os escritos, de forma manuscrita, impressa e digital, por exemplo, traz mudanças no mundo da cultura escrita e produz diferenciação nos modos como essa cultura funciona. As invenções tecnológicas contemporâneas têm trazido grande impacto nas ofertas culturais de textos e nas formas simbólicas e materiais que são possíveis com a tecnologia, de forma que, hoje, se pode ler e escrever em aplicativos, em jogos, em livros de literatura digitalizados e digitais, entre outras ofertas. Com todas as transformações, alfabetizar em cada tempo é um desafio, pois, embora a aquisição do sistema de escrita alfabética implique habilidades específicas, essas aquisições precisam ser relacionadas a novas linguagens, suportes e usos.

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Alves da Silva Frade, I. C., Daisy Vieira Araújo, M., & Silva Glória, J. (2019). DOSSIÊ “CULTURA ESCRITA DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO”. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(8). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.291

Edição

Seção

EDITORIAL