CHOMP, DE CHRISTOPH NIEMANN: RECRIANDO NARRATIVAS DIGITAIS

Autores

  • Roberta Gerling Moro

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.298

Palavras-chave:

Digital literature for children. App book. Reading. Interactivity. Digital literacy.

Resumo

O artigo apresenta o recorte de uma análise empreendida a partir da leitura do livro-aplicativo Chomp, do autor Christoph Niemann, por duas crianças de 7 e 8 anos de idade no contexto familiar. As análises estão ancoradas nos modos de interação definidos pela área da narratologia de obras digitais interativas (RYAN, 2006) e no pressuposto teórico de Serafini, Kachorsky e Aguilera (2015, 2016) a respeito de suas estruturas visuais e tecnológicas. Os resultados apontam que a mediação da leitura poderia enriquecer as experiências estético-literárias propiciadas pelos textos visuais e animações do livro-aplicativo, os quais promoveram a imersão das crianças na obra. O trabalho indica também, possíveis caminhos para a utilização de estratégias de leitura com obras digitais infantis.

Referências

ALIAGAS, Cristina; MARGALLO, Ana María. ¿Cómo transforma el Ipad las prácticas lectoras literarias? Un estudio etnográfico sobre los efectos del soporte digital en las experiencias de lectura infantil en el contexto familiar. In: MOSCOSO, M. F. (ed.). Etnografia de la socializacion en las familias.[s. l.]: Traficantes de sueños, 2014. p.25-31.

ALIAGAS, Cristina; MARGALLO, Ana María. Children’s responses to the interactivity of storybook apps in family shared reading events involving the iPad. Literacy, UKLA, v. 51, n. 1, p. 44-52, jan. 2017.

AL-YAQOUT, Ghada; NICKOLAJEVA, Maria. Re-conceptualising picturebook theory in the digital age. Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, v.6, 2015.

CARMONA, Beth (org.). Catálogo Festival ComKids Interativo. Goethe-Institut: São Paulo, 2018. Disponível em: https://issuu.com/comkids/docs/catalogo_comkids_interativo_2018. Acesso em: 10 dez. 2018.

FREDERICO, Aline. Tese. Embodiment and agency in digital reading: preschoolers making meaning with literary apps. 2018. 333 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Cambridge, Londres, Inglaterra.

GABELICA, Marina. Children’s Electronic Literature Criticism: Exploring Electronic Picture Books. Materialidades da Literatura, Coimbra, v.6, n.2, p. 99-113, 2018.

HENKEL, Ayoe Quist. Exploring the Materiality of Literary Apps for Children. Children’s Literature in Education, Springer, Nova York, v.49, n.3, p. 338-355, 2016.

MORO, Roberta Gerling. Literatura Digital Infantil: práticas de leitura no contexto familiar. 2018. 248 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil.

PINTO, Ana Lúcia; ZAGALO, Nelson; COQUET, Eduarda. From a click to a gesture: a contribution to defining the concept of children’s e-picturebooks. In: BARBOSA, Helena; QUENTAL, Joana [eds.]. Proceedings of the 2nd International Conference of Art, Illustration and Visual Culture in Infant and Primary Education. São Paulo: Blucher, 2015. p. 223-228.

REAL, Neus; CORRERO, Cristina. Valorar la literatura infantil digital: propuesta práctica para los mediadores. Textura, Canoas, v. 20, n. 42, p. 8-33, jan./abr. 2018.

RYAN, Marie-Laurie. Toward an Interactive Narratology. In: RYAN, Marie-Laurie. Avatars of Story. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006. p. 97-125.

SARAIVA, Juracy Assmann; MELLO, Ana Maria Lisboa de; VARELLA, Noely Klein. Pressupostos teóricos e metodológicos da articulação entre literatura e alfabetização. In: SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p. 81-87.

SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picturebooks 2.0: Transmedial Features Across Narrative Platforms. Journal of Children’s Literature, v. 41, n. 2, p. 16-24, mar./jun. 2015.

SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picture Books in the Digital Age. The Reading Teacher, v. 69, n. 5, p. 509-512, mar./abr. 2016.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TEALE, William H.; YOKOTA, Junko. Picture Books and the Digital World: Educators Making Informed Choices. The Reading Teacher. v. 67, n. 8, p. 577-585, 2014.

TURRIÓN, Celia. Multimedia book apps in a contemporary culture: commerce and innovation, continuity and rupture. Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, v. 5, abr. 2014.

Obras digitais apresentadas

AZEVEDO, Ricardo. Meu Aplicativo de Folclore. Editora Ática, 2015. Disponível para iOS e Android.

DOYLE, Arthur Conan. iDoyle: As aventuras de Sherlock Holmes. [s. l.]: iClassics Collection, 2017. Disponível para iOS e Android (Pago).

NIEMANN, Christoph. Chomp. [s. l.]: Fox & Sheep, 2016. Disponível para iOS e Android (Pago).

ORSI, Carlos. O Mistério do Sr. Gratus. [s. l.]: StoryMax, 2018. Disponível para iOS e Android (Gratuito).

WIESNER, David. Spot. [s. l.]: Houghton Mifflin Harcourt, 2015. Disponível para iOS (Pago).

ZIRALDO. Flicts. Mafua: Engenhoca, 2014. Disponível para iOS e Android.

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Gerling Moro, R. (2019). CHOMP, DE CHRISTOPH NIEMANN: RECRIANDO NARRATIVAS DIGITAIS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(8). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.298

Edição

Seção

DOSSIÊ “CULTURA ESCRITA DIGITAL E ALFABETIZAÇÃO”