FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: O PNAIC E SEUS IMPACTOS

Autores

  • Marília Villela de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.302

Palavras-chave:

Alfabetização. Formação de professores. Desenvolvimento profissional. Políticas educacionais.

Resumo

A estrutura da formação de professores, tanto inicial quanto continuada, sofreu grandes transformações da década de 1980 até os dias atuais. A formação continuada evoluiu de treinamento e atualização para desenvolvimento profissional, alterando nas bases a participação do professor na tomada de decisões e na organização do processo de ensino e aprendizagem. Na formação continuada de alfabetizadores vários programas federais foram estruturados, e o mais abrangente como política pública foi o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012/2018). Este texto trata da análise desse programa na formação de professores alfabetizadores no país, avaliando seus avanços e retrocessos no período de 2013 a 2017.

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

Villela de Oliveira, M. (2019). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: O PNAIC E SEUS IMPACTOS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(8). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.302

Edição

Seção

TEMA LIVRE