A CARTILHA MATERNAL, A CARTILHA DO POVO E A CAMINHO SUAVE: TRÊS PERSPECTIVAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.399

Palavras-chave:

História da Educação, História da Alfabetização, Cartilha do Povo, Cartilha Maternal, Caminho Suave.

Resumo

O presente artigo propõe-se a efetuar uma reflexão sobre a aplicação de alguns métodos na história da alfabetização no Brasil, a partir do estudo de três Cartilhas, consideradas exemplares em seu tempo: a Cartilha Maternal de João de Deus, datada de 1876, e seu impacto no Brasil; a Cartilha do Povo, de Lourenço Filho, que veio a público no ano de 1928; e a cartilha Caminho Suave de Branca Alves de Lima, que teve sua primeira edição datada de 1948. As três cartilhas serão tomadas como fonte documental do trabalho e serão cotejadas com a análise da bibliografia já existente sobre as mesmas. Nesse sentido, as fontes serão comparadas com a bibliografia, à luz dos procedimentos inscritos na operação historiográfica. Os resultados obtidos puderam evidenciar as modificações existentes na trajetória das práticas de alfabetização, enfocadas nas cartilhas, suas mudanças e permanências, decorrente das concepções sócio-políticas da sociedade vigente.

Biografia do Autor

Carlota Boto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

É professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Filosofia da Educação. É Bolsista Produtividade PQ1D do CNPq. É autora do livro 'A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa', publicado pela Editora Unesp, do livro 'A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar', publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, do livro 'A liturgia escolar na Idade Moderna', publicado pela Editora Papirus e do livro 'Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola', publicado pela Editora Unesp. Este trabalho contempla uma investigação concluída, desenvolvida no âmbito do projeto temático da FAPESP 18/26699-4, intitulado 'Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação'. 

Nathalia Campelo Ferraz Guirao, Faculdade de Educação da USP

Nathalia Campelo é estudante de graduação no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Este artigo é fruto de sua Iniciação Científica, desenvolvida sem auxílio financeiro, no período de março de 2017 a março de 2018, sob a orientação da Profª. dra.  Carlota Boto. Atua como professora auxiliar do primeiro ano e participar dos projetos realizados na Escola de Aplicação da FEUSP na área de alfabetização, trabalhando ativamente em seu maior campo de pesquisa.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Boto, C., & Guirao, N. C. F. (2020). A CARTILHA MATERNAL, A CARTILHA DO POVO E A CAMINHO SUAVE: TRÊS PERSPECTIVAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 192-211. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.399

Edição

Seção

TEMA LIVRE