AS CONCEPÇÕES DE LEITURA PROPOSTAS NOS CADERNOS FORMATIVOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Celina loose Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.276

Palavras-chave:

alfabetização, concepções de leitura, produção de sentidos, Pnaic.

Resumo

O estudo analisa os documentos usados na formação de professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) realizada em 2012, uma iniciativa resultante da parceria entre o governo federal, estados, municípios e universidades para que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até o 3o ano do Ensino Fundamental. A análise centra-se nos cadernos formativos de Língua Portuguesa usados pelos formadores e professores alfabetizadores do Pacto. O marco teórico baseou-se em Bakhtin (1999, 2003), que tem o diálogo e os sentidos como categorias marcantes nas relações verbais e nos enunciados. O estudo permitiu notar que a proposta para o trabalho de leitura orienta concepções com ênfase para usos sociais de leitura, em que o leitor é um sujeito ativo, que no encontro com o texto, recupera sentidos por meio de um conjunto de estratégias cognitivas para compreendê-lo.

Biografia do Autor

Celina loose, Universidade Federal do Espírito Santo

Celina Loose, Graduação em Letras/Português pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (1994), Pós graduação na área da Educação, no Curso de Educação Integral e Saberes Populares pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), Mestrado em Educação e Linguagens pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Experiência como professora de Língua Portuguesa  da educação Básica. Experiência na função técnico-pedagógica na Secretaria de Educação do Estado do  Espírito Santo (Sedu -central), equipe de formação (2016).  Tem experiência na área de Educação, como técnico-pedagógico do Ensino Fundamental I e II, Regional de Educação de Cariacica ( 2009-2014), como coordenadora Escolar e pedagógica ( rede particular e pública). Experiência como professora de Língua Portuguesa na rede pública e particular ( no Ensino Fundamental I e II e, no Ensino Médio. Experiência como professora de Pós graduação na Prática de Língua Portuguesa. Orientadora de estudo do Pnaic e tutora a distância em Complementação Pedagógica (Ifes).  Experiência nas áreas de Linguagem, Educação e Informática Educativa. Atualmente, professora de Língua Portuguesa da Escola Viva (6º anos) e docente de Ensino Superior nos cursos de graduação: Pedagogia, Administração e Direito, Faculdade Unesc-Serra.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

loose, C. (2020). AS CONCEPÇÕES DE LEITURA PROPOSTAS NOS CADERNOS FORMATIVOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 122-139. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.276

Edição

Seção

TEMA LIVRE