QUANDO O ALFABETO É O PROTAGONISTA NOS LIVROS PARA CRIANÇAS

Autores

  • Norma Sandra de Almeida Ferreira UNICAMP
  • Juliana Pinto Campagnoli UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.341

Palavras-chave:

Literatura infantil. Alfabetização. Leitores. Leitura

Resumo

Atualmente, o mercado editorial oferece para os pequenos leitores uma produção de livros – volumosa, diversa e (re)atualizada – com a intenção de lhes apresentar as letras do alfabeto e de seduzi-los para o mundo dos livros, para as práticas ledoras e para a importância e o prestígio da leitura. Neste texto, apresentamos um estudo inventariante dessa produção para crianças e propomos uma análise qualitativa, indagando: como essas obras concretizam o binômio “aprender o alfabeto e apreciar literatura” em uma configuração composicional que prevê uma prática de leitura prazerosa e divertida.

Referências

BOURDIEU, P. Leitura: uma prática cultural – debate entre P. Bourdieu e R. Chartier. In: CHARTIER, R. Práticas de Leitura. SP: Estação Liberdade, 1996. p. 229-253.

CAMPAGNOLI, J. P. As letras que ensinam, encantam, “viram gente”. Relatório de Iniciação Científica. PIBIC-CNPq. Faculdade de Educação, Unicamp, 2017.

CAVALLO, G.; CHARTIER. R. História da Leitura no mundo ocidental. São Paulo, Ática, 1998. v. 1.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. v. 1: Artes de fazer. COUTO, K. A série “mico maneco” de Ana Maria Machado: um convite ao universo literário.

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Faculdade de Educação, Unicamp. 2005. CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

FERREIRA, N. S. A. Um estudo sobre “Versos para os pequeninos”, manuscrito de João Köpke. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017. Apoio FAPESP.

LAGO, A. ABC Doido. São Paulo: Melhoramentos, 2010.

LEMINSKI, P. O Bicho Alfabeto. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2014. MACHADO, Ana Maria. Mico Maneco. 23. ed. São Paulo: Salamandra, 1988

MELO, E. A. A. Estudo de uma coleção paradidática de Língua Portuguesa. In: FERREIRA, N. S. A. Livros, Catálogos, revistas e sites para o universo escolar. Campinas, SP: Mercado de Letras / Associação de Leitura do Brasil, 2006. p. 115-136. Apoio FAPESP.

ZILBERMAN, R. Literatura infantil para crianças que aprendem a ler. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 79-83, fev. 1985.

ZILBERMAN, R. O legado da literatura. In: SANTOS, F.; MARQUES NETO, J. C.; RÓSING, T. M. K. (org.) Mediação da leitura – Discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

Publicado

2020-03-24

Como Citar

Ferreira, N. S. de A., & Campagnoli, J. P. (2020). QUANDO O ALFABETO É O PROTAGONISTA NOS LIVROS PARA CRIANÇAS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.341

Edição

Seção

TEMA LIVRE