PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS NO ESPAÇO ESCOLAR: EXPECTATIVAS, TENSÕES E RESISTÊNCIAS

Autores

  • Leila Britto de Amorim Lima Prefeitura de Olinda
  • Telma Ferraz Leal UFPE

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.384

Palavras-chave:

letramento, Educação de Jovens e Adultos, escola, expectativas, tensões e resistências.

Resumo

Na tentativa de compreender as práticas e eventos de letramento escolares e as interfaces com as expectativas dos sujeitos da EJA, buscaremos nesse artigo discutir os usos simbólicos da escrita e os conceitos de letramento; os usos escolares da língua escrita e as relações de representações e expectativas atribuídas aos sujeitos jovens e adultos no processo de escolarização e a discussão de alguns eventos de letramento escolares, assim como as tensões produzidas entre as atividades propostas e as ressignificações feitas pelos estudantes. As conclusões apontam movimentos de resistência pelos estudantes de EJA, que criam expectativas de aprendizagem sobre a leitura e escrita para combater a discriminação que sofrem na sociedade.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Lima, L. B. de A., & Leal, T. F. (2020). PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS NO ESPAÇO ESCOLAR: EXPECTATIVAS, TENSÕES E RESISTÊNCIAS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(11). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.384

Edição

Seção

DOSSIÊ