UMA ANÁLISE SOBRE HABILIDADES NARRATIVAS NAS PROPOSIÇÕES DE UM CURRÍCULO BILÍNGUE PARA SURDOS

Autores

  • Felipe Venâncio Barbosa Universidade de São Paulo
  • Lourdes Fátima Basílio Universidade de São Paulo
  • Márcia Cruz Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.430

Resumo

A Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo publicou dois documentos específicos para a Educação de Surdos em 2019. Trata-se do Currículo Bilíngue, parte integrante do Currículo da Cidade. Tendo as habilidades narrativas como centro da aquisição e desenvolvimento de linguagem e dos impactos deste desenvolvimento no aprendizado de segunda língua, este trabalho pretende apresentar uma análise sobre as proposições destes documentos com relação aos objetivos de de´senvolvimento e aprendizagem baseados em habilidades comunicativas e linguísticas que mobilizam o domínio da compreensão e produção de narrativas. Os documentos apresentam o desenvolvimento bilíngue do estudante surdo como foco, com a aquisição plena da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e domínio metalinguístico de sua estrutura e com o desenvolvimento da leitura e escrita, como segunda língua, autônoma. Também aborda aspectos como identidade, cultura surda, cultura ouvinte, interculturalidade, funções da linguagem e literaturas, mobilizando habilidades narrativas em mais de 30% de seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Trata-se de um documento que propõe uma relação intrínseca entre uso e conhecimento das línguas, colocando a Libras como fundamento para a construção de outros conhecimentos e para o desenvolvimento integral do estudante. 

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Barbosa, F. V. ., Basílio, L. F., & Cruz, M. . (2020). UMA ANÁLISE SOBRE HABILIDADES NARRATIVAS NAS PROPOSIÇÕES DE UM CURRÍCULO BILÍNGUE PARA SURDOS. Revista Brasileira De Alfabetização, (12), 31–48. https://doi.org/10.47249/rba.2020.v.430

Edição

Seção

DOSSIÊ