CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E JUSTIÇA NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DO CEARÁ

Uma análise discursiva de um dos dispositivos do Paic

Autores

  • Lays Pereira Universidade Federal de São Paulo / Unifesp - atualmente professora na Escola Vera Cruz
  • Cláudia Lemos Vóvio UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba2021533

Palavras-chave:

Paic; currículo escolar, concepções de linguagem, justiça e equidade

Resumo

O artigo abarca um estudo qualitiativo de base documental, que analisa as concepções de linguagem, justiça e equidade adotadas na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do estado do Ceará (PCLP/CE), dispositivo do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic). Por meio da abordagem enunciativa-discursiva, são reconstruídas as condições de produção dessa proposta e analisadas seus enunciados com base no conceito bakhtiniano de vozes sociais. Os resultados apontam que a estrutura composicional e as posições assumidas nos enunciados relacionam-se às demandas relativas à alfabetização e ao letramento e à remissão de desigualdades educacionais. Aponta-se para o desafio atual de fazer convergir a PCLP/CE, dispositivo do Paic, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dispositivo que normatiza o currículo em nível nacional.

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Publicado

2021-07-04

Como Citar

Pereira, L., & Vóvio, C. L. (2021). CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E JUSTIÇA NA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DO CEARÁ: Uma análise discursiva de um dos dispositivos do Paic. Revista Brasileira De Alfabetização, (14), 258-276. https://doi.org/10.47249/rba2021533

Edição

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TEMA LIVRE