TRANSVENDO A DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DAS ÁGUAS

Autores

  • Elizabeth Orofino Lucio Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.338

Palavras-chave:

Alfabetização discursiva. Formação docente instituinte. Processo discursivo.

Resumo

A partir da experiência do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará, discute-se o desafio do ensinoaprendizagem inicial da leitura e da escrita como processo discursivo. A autora problematiza, sob uma perspectiva dialógica constitutiva dos sujeitos, o desafio da implementação de uma formação permanente instituinte, centrada na dialogicidade, e traz o relato do primeiro evento do FALE, para refletir sobre a sala de aula como espaço privilegiado para a criação de saberes e conhecimentos pedagógicos e de uma alfabetização discursiva como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo amazônido de uma forma outra. Assim, a relevância do estudo consiste em considerar a cultura vivida pelos povos amazônidas no seu processo de alfabetização discursiva e em todo seu potencial cultural.

Biografia do Autor

Elizabeth Orofino Lucio, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, Hab.: Port/Lit pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado(2010) e doutorado(2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Em 2014, realizou como bolsista da Capes/PSDE, estudos de Doutorado Sanduíche no Exterior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, atua no Instituto de Educação Matemática e Científica na Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. Durante 22 anos foi professor docente II e I Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta na UFRJ no curso de Pedagogia na disciplina Didática, bolsista do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e conteudista de língua portuguesa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, supervisora do MEC no PNAIC e formadora do Pró-letramento, Olimpíadas de Língua portuguesa e do Programa Mídias na Educação. É professora colaboradora da especialização CESPEB-Alfabetização Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro LEDUC-UFRJ. Coordena o Laboratório Sertão das Águas: alfabetização,leitura, escrita, literatura, formação e trabalho docente e o Fórum de Alfabetização, leitura e escrita Flor do Grão Pará. Integra a Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad/UNIRIO/Brasil) .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, didática da formação, alfabetização, leitura , escrita, literatura infanto-juvenil e política pública.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Lucio, E. O. (2020). TRANSVENDO A DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DAS ÁGUAS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(9). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.338

Edição

Seção

DOSSIÊ