Chamada para Número Temático Especial - Magda Soares e suas facetas: contribuições para os estudos da linguagem e para a ação educacional
Magda Soares e suas facetas: contribuições para os estudos da linguagem e para a ação educacional
Organizadores:
Fernando Rodrigues de Oliveira (UNIFESP)
Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG)
Gilcinei Teodoro Carvalho (UFMG)
Cancionila Janzkovski Cardoso (UFR)
Ementa:
O dossiê tem como finalidade trazer para a reflexão as inúmeras contribuições de Magda Soares para o campo da alfabetização e letramento no Brasil, de modo a destacar os debates que seus trabalhos suscitam e o modo como sua produção acadêmica e sua atuação profissional imprimiram marcas profundas em nossa educação. Trata-se de um dossiê que reflete diferentes posições em torno de seu pensamento e ação educacional, constituindo-se em uma das formas de homenagear uma das mais importantes intelectuais brasileiras que, com seu compromisso social e científico, influenciou várias trajetórias de professores e pesquisadores no campo da linguagem, especialmente na alfabetização. O dossiê acolherá artigos que versam sobre: a produção didática e teórica de Magda Soares e os usos que se fizeram dessa produção; suas intervenções práticas na alfabetização ou aquelas decorrentes de suas proposições; as contribuições de Magda Soares para vários campos de conhecimento relacionados à linguagem, língua portuguesa, literatura, alfabetização, letramento e cultura escrita; o pensamento de Magda Soares e suas epistemologias; a atuação de Magda Soares em políticas públicas de educação; e os trabalhos de sínteses e estado do conhecimento realizados por Magda Soares sobre alfabetização.
Prazos:
Envio do resumo (conforme normas especificadas abaixo): 30/03/2023
Envio do artigo (conforme normas especificadas abaixo): 10/07/2023
Pareceres: até 20/08/2023
Normas para o resumo:
Para análise prévia dos artigos a serem incluídos no número temático, deverá ser submetido até 30/03/2023 um resumo da proposta, contendo: objetivos, metodologia, quadro teórico metodológico e principais conclusões.
Os resumos deverão ser submetidos por e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: revista.abalf@gmail.com
Não serão aceitas propostas de artigos cujos resumos não tiverem sido enviados no prazo.
O envio do resumo não garante a aprovação da publicação. A avaliação se dará mediante o envio do artigo completo.
No resumo deverá conter nome do(a) autor(a) e co-autores(as), bem como o e-mail de contato e a vinculação institucional de todos os envolvidos.
Orientações para o resumo:
Extensão máxima: 15 linhas
Fonte: Times New Roman, 12
Corpo do resumo: espaçamento simples, justificado
Título: espaçamento simples, caixa alta, centralizado, com negrito
Autoria: alinhada à direita, espaçamento simples.
Normas para o artigo:
Os artigos deverão ser submetidos até 10/07/2023 pelo sistema da Revista Brasileira de Alfabetização, pelo seguinte endereço eletrônico: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/login
Os artigos deverão ser elaborados em conformidade com as normas da Revista Brasileira de Alfabetização, disponíveis em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/about/submissions
Serão aceitos textos no formato de artigos científicos (com resultados de pesquisa empírica ou documental) ou ensaios críticos e analíticos, respeitando-se o limite mínimo de 35.000 e limite máximo de 50.000 caracteres (com espaços, referências bibliográficas e notas de rodapé).
Os artigos deverão ter, no máximo, 3 autores, sendo obrigatório que um deles tenha o título de doutorado e os demais estejam, no mínimo, cursando o mestrado.
A inobservância das normas da Revista, assim como as demais aqui apresentadas acarretará na rejeição da submissão.