Chamada para Número Temático Especial - Magda Soares e suas facetas: contribuições para os estudos da linguagem e para a ação educacional

2023-02-06

Magda Soares e suas facetas: contribuições para os estudos da linguagem e para a ação educacional

 

Organizadores: 

Fernando Rodrigues de Oliveira (UNIFESP)

Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG)

Gilcinei Teodoro Carvalho (UFMG)

Cancionila Janzkovski Cardoso (UFR)



Ementa:

O dossiê tem como finalidade trazer para a reflexão as inúmeras contribuições de Magda Soares para o campo da alfabetização e letramento no Brasil, de modo a destacar os debates que seus trabalhos suscitam e o modo como sua produção acadêmica e sua atuação profissional imprimiram marcas profundas em nossa educação. Trata-se de um dossiê que reflete diferentes posições em torno de seu pensamento e ação educacional, constituindo-se em uma das formas de homenagear uma das mais importantes intelectuais brasileiras que, com seu compromisso social e científico, influenciou várias trajetórias de professores e pesquisadores no campo da linguagem, especialmente na alfabetização. O dossiê acolherá artigos que versam sobre: a produção didática e teórica de Magda Soares e os usos que se fizeram dessa produção; suas intervenções práticas na alfabetização ou aquelas decorrentes de suas proposições; as contribuições de Magda Soares para vários campos de conhecimento relacionados à linguagem,  língua portuguesa, literatura,  alfabetização, letramento e cultura escrita; o pensamento de Magda Soares e suas epistemologias; a atuação de Magda Soares em políticas públicas de educação; e os trabalhos de sínteses e estado do conhecimento realizados por Magda Soares sobre alfabetização.



Prazos: 

 

Envio do resumo (conforme normas especificadas abaixo): 30/03/2023

 

Envio do artigo (conforme normas especificadas abaixo): 10/07/2023

 

Pareceres: até 20/08/2023





Normas para o resumo: 

 

Para análise prévia dos artigos a serem incluídos no número temático, deverá ser submetido até 30/03/2023 um resumo da proposta, contendo: objetivos, metodologia, quadro teórico metodológico e principais conclusões. 

 

Os resumos deverão ser submetidos por e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: revista.abalf@gmail.com

 

Não serão aceitas propostas de artigos cujos resumos não tiverem sido enviados no prazo. 

 

O envio do resumo não garante a aprovação da publicação. A avaliação se dará mediante o envio do artigo completo. 

 

No resumo deverá conter nome do(a) autor(a) e co-autores(as), bem como o e-mail de contato e a vinculação institucional de todos os envolvidos. 

 

Orientações para o resumo: 

Extensão máxima: 15 linhas

Fonte: Times New Roman, 12

Corpo do resumo: espaçamento simples, justificado

Título: espaçamento simples, caixa alta, centralizado, com negrito

Autoria: alinhada à direita, espaçamento simples. 



Normas para o artigo: 

 

Os artigos deverão ser submetidos até 10/07/2023 pelo sistema da Revista Brasileira de Alfabetização, pelo seguinte endereço eletrônico: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/login

 

Os artigos deverão ser elaborados em conformidade com as normas da Revista Brasileira de Alfabetização, disponíveis em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/about/submissions

 

Serão aceitos textos no formato de artigos científicos (com resultados de pesquisa empírica ou documental) ou ensaios críticos e analíticos, respeitando-se o limite mínimo de 35.000 e limite máximo de 50.000 caracteres (com espaços, referências bibliográficas e notas de rodapé). 

 

Os artigos deverão ter, no máximo, 3 autores, sendo obrigatório que um deles tenha o título de doutorado e os demais estejam, no mínimo, cursando o mestrado. 

 

A inobservância das normas da Revista, assim como as demais aqui apresentadas acarretará na rejeição da submissão.