A POLÊMICA EM TORNO DA AVALIAÇÃO NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira
  • Taiana Duarte Loguercio
  • Silvana Maria Bellé Zasso

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.148

Palavras-chave:

Avaliação. Ciclo da alfabetização. Progressão continuada. Professoras alfabetizadoras.

Resumo

O texto apresenta e discute concepções de professoras alfabetizadoras sobre avaliação no ciclo da alfabetização, considerando especialmente a progressão continuada no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A investigação foi realizada em 2014, por meio de entrevistas com seis professoras de uma escola municipal de Rio Grande (RS). As discussões seguem a perspectiva de avaliação formativa e mediadora (Hoffmann, 2012; Esteban, 2013), e de avaliação instituída, normativa e criteriada (Hadji, 2001). Os resultados indicam que a maioria das professoras concebe a avaliação como processual. Contudo, as professoras do 3º ano, diferente das do 1º e 2º ano, sentem a necessidade de realizar provas trimestrais, por considerarem esse o instrumento capaz de evidenciar o que as crianças aprenderam.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Medeiros Nogueira, G., Duarte Loguercio, T., & Bellé Zasso, S. M. (2017). A POLÊMICA EM TORNO DA AVALIAÇÃO NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.148

Edição

Seção

TEMA LIVRE