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A REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO é a primeira revista brasileira editada sob a responsabilidade de uma associação de âmbito nacional e que expressa tanto em seu título quanto em sua política editorial, a centralidade do interesse no tema - Alfabetização. Tem como proposta a variedade temática e conceitual sobre alfabetização assim como a diversidade geográfica quanto à autoria dos textos que divulga para a comunidade científica e educacional, considerando também abordagens em perspectiva interdisciplinar (educação, letras, psicologia, história, antropologia, linguística, sociologia etc.)

  • Chamada Dossiê: Infância, literatura e escola: questões e tensões

    2023-05-31

    Infância, literatura e escola são três conceitos que se entrelaçam de diferentes maneiras, especialmente, quando a literatura ganha o adjetivo infantil. Mas neste entrelaçamento há forças que atuam ideologicamente e se tensionam mutuamente e em diferentes sentidos e direções. A literatura, como Antônio Cândido anunciava na década de 1980, é um direito de todos, o mesmo que a Constituição Federal atribui à educação. Assim, indagamos: o direito à educação escolar tem sido também o direito à literatura? Qual tem sido a literatura disponibilizada às crianças, desde a creche? Como a literatura tem chegado até elas? O que a literatura faz com os sujeitos, crianças e adulto, e o que os sujeitos fazem com a literatura? Como a leitura literária acontece na escola? Que relações se estabelecem entre literatura e ensino? Este dossiê tem como objetivo reunir artigos que tragam resultados de pesquisas que discutam e analisem as tensões entre infância, literatura e escola e concepções e práticas de leitura literária na escola e suas repercussões nos processos formativos.

     

    Submissão dos artigos até 31/12/2023

    O envio dos artigos deve ser feito pelo sistema da Revista. Ao fazer a submissão, selecionar a opção "Dossiê Infância, Literatura e Escola". 

    Os artigos devem estar de acordo com as normas vigentes da Revista Brasileira de Alfabetização, disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/about/submissions

    Não serão aceitos artigos com identificação de autoria.

    Junho/2024 - Publicação do Dossiê

     

    Organizadoras: 

    Organização:

    Patrícia Corsino ( UFRJ) e Mônica Correia Baptista (UFMG)

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  • Chamada - Dossiê – Linguagem, Alfabetização, Leitura e Escrita na América Latina: redes e coletivos de formação docente

    2023-02-16

    Dossiê – Linguagem, Alfabetização, Leitura e Escrita na América Latina: redes e coletivos de formação docente

    Organizadores:

     Profª Drª Elizabeth Orofino Lucio– UFPA/Red Formad/Travesias del Sur

     Profª Drª Jane Adriana V. P. Rios – UNEB/Red Formad/Travesias del Sur

    Profª Drª Aline Dorneles – UFRG/Rede de Investigação na Escola (RIE) /Travesias del Sur

    Prof. Dr. Daniel Hugo Suárez – UBA/Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas/ Travesías del Sur

     

     O Dossiê Linguagem, Alfabetização, Leitura e Escrita na América Latina: caminhos de Redes e Travessias tem como objetivo compartilhar pesquisas e práticas de formação de professores(as) em redes e coletivos, que vivenciam diferentes experiências pedagógicas atravessadas pelas linguagens, e pelos processos de alfabetização, leitura e escrita. As discussões epistemopoliticometodológicas que fundamentam esta proposta partem de uma perspectiva  decolonial, a qual busca legitimar movimentos vividos na docência que fogem à lógica hegemônica da racionalidade técnica na América Latina, considerando que é preciso visibilizar  pesquisas, práticas e narrativas que surgem no confronto e no debate com  esses “modelos”.

     

    Os estudos e experiências apresentadas nesse Dossiê visam acolher trabalhos que apontem movimentos de(trans)formação docente construídos entre Escola e Universidade, pautados na perspectiva do pensamento complexo em que os saberes se enredam em movimentos políticos formativos que mobilizam diferentes linguagens nos processos escolares. Nesta abordagem o presente Dossiê considerar a alfabetização, a leitura e a escrita como uma aquisição histórica dos povos latino-americanos na desconstrução dos modelos coloniais que atravessam os currículos e práticas escolares, visando publicizar experiências outras que são construídas e narradas no cotidiano das escolas.

     

     

    Datas importantes:

    28 de março de 2023: envio da proposta com título, resumo, 5 palavras-chave e autores com titulação, vínculo institucional e link do lattes.

    O resumo deve ser enviado para os seguintes e-mails: revista.abalf@gmail.com; orofinolucio@ufpa.br

     

     

    10 de junho de 2023: envio do artigo, pelo sistema da revista, na seção “Dossiê”.

    Os artigos deve estar de acordo com as normas vigentes da Revista Brasileira de Alfabetização, disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/about/submissions

     

     

    Dezembro/2023 - Publicação do Dossiê

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  • Chamada para Número Temático Especial - Magda Soares e suas facetas: contribuições para os estudos da linguagem e para a ação educacional

    2023-02-06

    Magda Soares e suas facetas: contribuições para os estudos da linguagem e para a ação educacional

     

    Organizadores: 

    Fernando Rodrigues de Oliveira (UNIFESP)

    Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG)

    Gilcinei Teodoro Carvalho (UFMG)

    Cancionila Janzkovski Cardoso (UFR)



    Ementa:

    O dossiê tem como finalidade trazer para a reflexão as inúmeras contribuições de Magda Soares para o campo da alfabetização e letramento no Brasil, de modo a destacar os debates que seus trabalhos suscitam e o modo como sua produção acadêmica e sua atuação profissional imprimiram marcas profundas em nossa educação. Trata-se de um dossiê que reflete diferentes posições em torno de seu pensamento e ação educacional, constituindo-se em uma das formas de homenagear uma das mais importantes intelectuais brasileiras que, com seu compromisso social e científico, influenciou várias trajetórias de professores e pesquisadores no campo da linguagem, especialmente na alfabetização. O dossiê acolherá artigos que versam sobre: a produção didática e teórica de Magda Soares e os usos que se fizeram dessa produção; suas intervenções práticas na alfabetização ou aquelas decorrentes de suas proposições; as contribuições de Magda Soares para vários campos de conhecimento relacionados à linguagem,  língua portuguesa, literatura,  alfabetização, letramento e cultura escrita; o pensamento de Magda Soares e suas epistemologias; a atuação de Magda Soares em políticas públicas de educação; e os trabalhos de sínteses e estado do conhecimento realizados por Magda Soares sobre alfabetização.



    Prazos: 

     

    Envio do resumo (conforme normas especificadas abaixo): 30/03/2023

     

    Envio do artigo (conforme normas especificadas abaixo): 10/07/2023

     

    Pareceres: até 20/08/2023





    Normas para o resumo: 

     

    Para análise prévia dos artigos a serem incluídos no número temático, deverá ser submetido até 30/03/2023 um resumo da proposta, contendo: objetivos, metodologia, quadro teórico metodológico e principais conclusões. 

     

    Os resumos deverão ser submetidos por e-mail, para o seguinte endereço eletrônico: revista.abalf@gmail.com

     

    Não serão aceitas propostas de artigos cujos resumos não tiverem sido enviados no prazo. 

     

    O envio do resumo não garante a aprovação da publicação. A avaliação se dará mediante o envio do artigo completo. 

     

    No resumo deverá conter nome do(a) autor(a) e co-autores(as), bem como o e-mail de contato e a vinculação institucional de todos os envolvidos. 

     

    Orientações para o resumo: 

    Extensão máxima: 15 linhas

    Fonte: Times New Roman, 12

    Corpo do resumo: espaçamento simples, justificado

    Título: espaçamento simples, caixa alta, centralizado, com negrito

    Autoria: alinhada à direita, espaçamento simples. 



    Normas para o artigo: 

     

    Os artigos deverão ser submetidos até 10/07/2023 pelo sistema da Revista Brasileira de Alfabetização, pelo seguinte endereço eletrônico: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/login

     

    Os artigos deverão ser elaborados em conformidade com as normas da Revista Brasileira de Alfabetização, disponíveis em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/about/submissions

     

    Serão aceitos textos no formato de artigos científicos (com resultados de pesquisa empírica ou documental) ou ensaios críticos e analíticos, respeitando-se o limite mínimo de 35.000 e limite máximo de 50.000 caracteres (com espaços, referências bibliográficas e notas de rodapé). 

     

    Os artigos deverão ter, no máximo, 3 autores, sendo obrigatório que um deles tenha o título de doutorado e os demais estejam, no mínimo, cursando o mestrado. 

     

    A inobservância das normas da Revista, assim como as demais aqui apresentadas acarretará na rejeição da submissão. 

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