Indexadores
A REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO publica artigos de autores brasileiros e estrangeiros, escritos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.
- São aceitos textos nos formatos de: artigos científicos resultantes de pesquisas originais e com abordagem inédita. Também são aceitas entrevistas e resenhas de obras recentemente publicadas, de caráter acadêmico.
- A revisão gramatical e de linguagem é de inteira responsabilidade dos autores.
- No ato da submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional serão preenchidas em espaços próprios do Sistema da Revista e não devem constar do corpo do texto. As informações autorais serão registradas à parte, como metadados, e acessadas apenas pelos editores.
- Os artigos poderão ter no máximo 3 (três) autores.
- Interstítcio para publicação de artigos na revista: 2 anos.
- É obrigatório a indicação do ORCID dos autores no cadastro de usuário e na submissão dos originais. Essa indicação só pode ser feita pelos autores, pois demanda login com usuário e senha ORCID.
- Não será permitida a apresentação simultânea do trabalho para avaliação em outro periódico.
- O Conselho Editorial aceitará somente artigos apresentados com as configurações descritas nas normas de publicação da Revista, recusando automaticamente os trabalhos fora de padrão.
- A primeira página deverá trazer o título do artigo, sem qualquer referência à autoria, o resumo em português, o resumo em língua estrangeira (inglês, espahol, francês ou italiano) e cinco palavras-chave em português e em língua estrangeira.
- Os originais deverão apresentar a seguinte formatação: 2,5 cm de margens superior e inferior; 3cm de margens direita e esquerda; espaço entrelinhas de 1,5 cm; fonte TimesNewRoman, tamanho 12. Eles deverão contar ter entre 35.000 e 50.000 caracteres (com espaços, referências bibliográficas e notas de rodapé). As resenhas deverão ter entre 8.000 e 15.000 caracteres.
- O resumo em português e em língua estrangeira deverão ter, cada um, entre 700 e 800 caracteres, com espaço, seguidos de palavras-chave (até cinco).
- Caso o texto seja escrito em língua diferente do português, obrigatoriamente deverá constar resumo, palavras-chave e título em português.
- As citações e referências no interior do texto deverão seguir as normas da ABNT - NBR 10520:2023.
- As citações literais curtas (até três linhas) deverão ser integradas ao parágrafo, transcritas entre aspas (NÃO utilizar itálico) e seguidas pelo sobrenome do autor, ano de publicação e número da página (s) do texto citado, entre parênteses (Sobrenome, ano, p.xx-xx). Quando o autor citado integrar o texto, só o ano e a página serão colocados entre parênteses (ano, p. xx).
- As citações literais com mais de três linhas deverão aparecer no texto em parágrafo especial, com recuo de 4cm à esquerda, em corpo 10, sem aspas. Para indicação da autoria de citações literais com mais de três linhas, indicar sobrenome do autor, ano de publicação e número da página (s) do texto citado, entre parênteses (Sobrenome, ano, p.xx-xx).
- As referências sem citações literais deverão ser incorporadas ao texto, entre parênteses, indicando o sobrenome do autor e o ano da publicação (Sobrenome, ano).
- Destaques em geral deverão ser feitos com aspas ou itálico, NÃO utilizando negrito ou sublinhado.
- As ilustrações, figuras e tabelas deverão ser digitalizadas com resolução mínima de 300 dpi e salvas em arquivos à parte. Elas deverão estar também no corpo do texto, com legendas e indicação das fontes.
- As notas explicativas, enumeradas sequencialmente, deverão constar no formato de notas de rodapé.
- As referências bibliográficas, no final do texto, deverão seguir as normas da ABNT NBR 6023:2018, conforme exemplo a seguir:
- Para referência de textos diferentes de mesmos autores, repetir o nome e o sobrenome. NÃO utilizar o recurso com underline.
a) Livro completo de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
a) Livro completo de dois ou três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
b) Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.
c) Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome(Ed./Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo.
d) Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).
e) Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese. Ano. Número de páginas. Disser- tação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição por extenso (Faculdade, Universidade), local.
f) Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico. Local, data, Caderno/Seção, página(s).
g) Publicação em meio eletrônico:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site,revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: http://www. Acesso em: (data).
A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos artigos.
Imagens, citações de obras literárias ou de páginas da world wisw web incluídas no corpo do texto deverão ser acompanhadas de uma autorização de cessão dos respectivos direitos. Também as traduções deverão ser encaminhadas de uma autorização do autor da obra original ou da editora que detém os direitos autorais de publicação. Caso as referências sejam de obras de domínio público, o procedimento não é necessário, ficando o autor dos textos responsável pelas informações.
Os autores deverão enviar, após a aprovação de seu texto, uma autorização de publicação, assinada, pelo correio eletrônico.
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à revista Alfabetização por um ano, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas.
As políticas editoriais da Revista Brasileira de Alfabetização foram estabelecidas em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Também a revista adota a verificação de similaridade textual por meio do Turnitin.
A Revista Brasileira de Alfabetização desenvolve seus trabalhos em conformidade com princípios éticos e de respeito à cultura acadêmica e à produção intelectual, mantendo permanente o diálogo com seus autores, pareceristas e leitores em resposta a necessidades de correções, revisões, esclarecimentos ou retratações.
A Revista Brasileira de Alfabetização resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros.
Os princípios éticos que orientam as ações da Revista Brasileira de Alfabetização tomam como referência os seguintes documentos e normativas legais:
- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
- Manual da APA (Editora Penso, 2012);
- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm).
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes]
- Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)
- “Principles of Transparency and Good Practice in Academic Publications” recommended by the Committee on Publication Ethics (COPE): www.publicationethics.org
- CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications [COUNCIL OF SCIENCE EDITORS: https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/; ABEC BRASIL. Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos, 2012: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf
- DECLARATION ON RESEARCH ASSESSMENT (DORA). San Francisco: https://sfdora.org/read/.
- Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf.
É necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. É preciso garantir o anonimato aos sujeitos de pesquisa e, se necessário, às instituições, exceto se houver permissão para a identificação; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.
Caso a pesquisa desenvolvida ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas quanto a potenciais conflitos de interesse, os autores devem declarar em nota final que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual os autores eventualmente estejam vinculados ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado nele apresentado.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do/os autor/es, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
e-ISSN 2446-8576
Revista Brasileira de Alfabetização ISSN: 2446-8584 - e-ISSN: 2446-8584
Editor Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo, Brasil
Todo o conteúdo, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons