CARTILHA CAMINHO SUAVE: UM ESTUDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO PELA IMAGEM

Autores

  • Silvia Aparecida Santos de Carvalho
  • Juliano Guerra Rocha
  • Sônia Maria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.269

Palavras-chave:

Cartilha Caminho Suave. Alfabetização pela Imagem. Orientações para Professores.

Resumo

A Cartilha Caminho Suave, desde sua primeira edição, em 1948, contou com a publicação de orientações destinadas aos professores acerca dos modos de aplicação do método de alfabetização pela imagem para o ensino de leitura e escrita às crianças ingressantes no 1º ano escolar. Esse artigo objetiva analisar duas edições desses impressos, o Auxiliar de Alfabetização (1948) e o Manual do Professor para a Cartilha Caminho Suave (1982). As questões que nortearam essa análise são: como e por que a autora Branca Alves de Lima organizou e concebeu orientações para a aplicação do método de alfabetização pela imagem? Quais pressupostos teóricos e metodológicos embasaram essas orientações? Quais recursos foram utilizados para a orientação dos professores acerca da aplicação do método? Que modifcações e continuidades observamos entre as duas edições? Para essa análise, nos apoiaremos nos estudos desenvolvidos no campo da história da alfabetização.

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Publicado

2018-07-31

Como Citar

Santos de Carvalho, S. A., Guerra Rocha, J., & dos Santos, S. M. (2018). CARTILHA CAMINHO SUAVE: UM ESTUDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO PELA IMAGEM. Revista Brasileira De Alfabetização, (7). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v0.269

Edição

Seção

DOSSIÊ “CARTILHA CAMINHO SUAVE, DE BRANCA ALVES DE LIMA: NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL”