MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALBABETIZAÇÃO (ABAlf) E OUTRAS ENTIDADES AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Comissão Editorial

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.304

Resumo

Neste número, iniciamos a publicação de documentos e textos que não são artigos inéditos da revista, mas podem ser muito valiosos para os interessados em alfabetização. Alguns foram produzidos no tempo da edição do número, outros foram divulgados em outros momentos históricos e são clássicos para a área. Sua disponibilização em formato digital pretende mostrar que há temas e problemas permanentes no campo e, ainda, favorecer o acesso a quem ainda não teve a oportunidade de ler os textos que serão publicados nesta seção.

Especialmente neste número, vamos publicar o Manifesto da Associação Brasileira de Alfabetização e outras entidades, dirigido ao ministro da educação. O ano de 2019 marcou a história da Associação Brasileira de Alfabetização, pois a discussão pública sobre a dimensão técnica da alfabetização ganhou contornos mais oficiais, e nos dispusemos a somar esforços e conhecimentos para dialogar com a recém-criada Secretaria de Alfabetização do MEC. A mobilização em torno do documento foi contundente, envolvendo universidades, ONGs e movimentos sociais. A repercussão do texto em diversas mídias mostra que o campo da alfabetização se fortaleceu e que se trata de tema que não é apenas da educação, mas da sociedade.

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Editorial, C. (2019). MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALBABETIZAÇÃO (ABAlf) E OUTRAS ENTIDADES AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(8). https://doi.org/10.47249/rba.2018.v1.304

Edição

Seção

DOCUMENTOS