ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NEGAÇÕES, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

  • Marta Lima de Souza UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.383

Palavras-chave:

alfabetização, jovens e adultos, letramento, direito humano.

Resumo

No Brasil, a persistente negação do direito à alfabetização para maiores de 15 anos (IBGE, 2017) revela os excluídos do acesso à escola antes da década de 1930, mas também os que ingressaram após 1988. Evidenciamos a redução de atendimento na rede pública e como as políticas atuais tratam a escolaridade desses sujeitos, que constroem outros letramentos como resistências em sociedades grafocêntricas. Discutimos os desafios da formação inicial do professor alfabetizador aliada à revisão, ao estabelecimento e à implementação sistemática de políticas públicas que contribuam, de fato, para efetivar o direito humano à educação de milhões de pessoas sob pena de criarmos e aprofundarmos as exclusões vividas.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

Souza, M. L. de. (2020). ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NEGAÇÕES, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(11). https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.383

Edição

Seção

DOSSIÊ