LEITURA COMPARTILHADA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 ANOS

Autores

  • Geisa Magela Veloso
  • Francely Aparecida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.145

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento literário. Leitura compartilhada. Contação de histórias.

Resumo

O estudo situa-se no campo do letramento literário e tem por objetivo analisar a influência da leitura compartilhada de textos na inserção de crianças de 6 anos no universo da cultura escrita. A investigação constituiu-se como pesquisa-ação desenvolvida em escola pública da cidade de Montes Claros – MG, sendo que a intervenção sobre a realidade se processou pela realização de oficinas de contação de histórias em turmas de alfabetização. As crianças foram inseridas em práticas sociais de uso da língua escrita, por meio da leitura mediada de textos literários, compreensão e compartilhamento de sentidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALBERGARIA, Lino. Literatura e escola. Revista Presença Pedagógica. v. 06. n. 36. nov/

dez/2000. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.

ALVES, Rubem. A pipa e a flor. Ilustrações Bianca. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

BARTHES, Roland. A aula. São Paulo: Cultrix, 1978.

BRITO, Luiz Percival de Leme. Letramento e alfabetização: implicações para a educação

infantil. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (orgs.). O mundo da escrita

no universo da pequena infância. São Paulo: Autores Associados, 2007.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Alfabetização na escola de nove anos: desafios e rumos.

In: SILVA, Ezequiel Theodoro (org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da

atualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. – (Coleção educação contemporânea).

GALLART, Marta Soler. Leitura dialógica: a comunidade como ambiente alfabetizador. In:

TEBEROSKY, Ana; GALLART, Marta Soler (orgs.). Contextos de alfabetização inicial. Trad.

Franscisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Coleção Teoria. Vol. 1.

Trad. Johannes Krestschmer. São Paulo: Editora 34, 1996a.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Coleção Teoria. Vol. 2.

Trad. Johannes Krestschmer. São Paulo: Editora 34, 1996b.

JACOBSON, Érik. Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola: perspectiva

sociolinguística. In: TEBEROSKY, Ana; GALLART, Marta Soler (orgs.). Contextos de

alfabetização inicial. Trad. Franscisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993.

LEITE, Sergio Luiz da Silva. & TASSONI, Elvira Cristina M. Afetividade e ensino. In: SILVA,

Ezequiel Theodoro da (org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade.

São Paulo: Autores Associados, 2007.

LIBERATO, Yara, FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever

claro. São Paulo: Contexto, 2007.

MACHADO, Ana Maria. Beijos mágicos. Ilustrações Rogério Coelho. Ed. renov. São Paulo:

FTD, 2007.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica e metodologias de alfabetização. Revista

Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão. 2006. v. 12. N. 70. jul./ ago./2006.

NEITZEL, Adair de Aguiar. Prosa e poesia na literatura infantil: a literatura pede passagem.

In: FERREIRA, Valéria Silva (orgs.). Infância e linguagem escrita: práticas docentes. Itajaí:

Univale, 2007

PAIVA, Aparecida; RODRIGUES, Paula Cristina de Almeida. Letramento literário na sala de

aula: desafios e possibilidades. In: CASTANHEIRA, Maria Lucia; MACIEL, Francisca Isabel

Pereira; MARTINS, Raquel Marcia Fontes (orgs.). Alfabetização e letramento na sala de

aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PURCELL-GATES Victória. A alfabetização familiar: coordenação entre as aprendizagens

da escola e as de casa. In: TEBEROSKY, Ana; GALLART, Marta Soler (orgs.). Contextos de

alfabetização inicial. Trad. Franscisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do

aprender a ler. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Dimensão, l999.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004.

SOLÈ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

STRAUSS, Ansel; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para

o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed/Bokman, 2008.

TEBEROSKY, Ana e COLOMER, Tereza. Aprender a ler e escrever: uma proposta

construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TEBEROSKY, Ana; OLIVÉ Cristina Martínez. Primeiras escritas em segunda língua e

contexto multilíngue. In: TEBEROSKY, Ana; GALLART, Marta Soler (orgs.). Contextos de

alfabetização inicial. Trad. Franscisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 2004.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Autores

Associados, 1986.

TOLCHINSKY, Liliana. Ler e escrever na diversidade. In: PEREZ, Francisco Carvajal &

GARCIA, Joaquim Ramos (orgs.). Ensinar ou aprender a ler e escrever? Porto Alegre:

Artmed, 2001. p. 137-144.

ZIRALDO. Uma historinha sem 1 sentido. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1994.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Magela Veloso, G., & dos Santos, F. A. (2017). LEITURA COMPARTILHADA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 6 ANOS. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.145

Edição

Seção

DOSSIÊ: ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA
Recebido em 2017-07-03
Aceito em 2017-07-03
Publicado em 2017-07-03