ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA INTEGRADA: UMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA

Autores

  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
  • Valéria Inácio Chagas

DOI:

https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.152

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Escola integrada. Etnografia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar práticas de alfabetização e letramento no contexto da Escola Integrada, uma política educacional da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. As análises baseiam-se nos novos estudos sobre letramento (NEL) que contribuem para a compreensão da dimensão sociocultural do aprendizado da língua escrita. A partir de uma perspectiva etnográfica, fez-se uma seleção de todas as situações em que a escrita esteve presente mediando as relações entre alunos e agente cultural. Os resultados indicam que, com a ampliação do tempo e dos espaços educativos, as crianças têm a oportunidade de interagir mais entre elas e com os agentes culturais e estagiários, e de participar de diferentes eventos de alfabetização e letramento diferentes dos que ocorrem na sala de aula.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Alencar Nunes Macedo, M. do S., & Chagas, V. I. (2017). ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA INTEGRADA: UMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA. Revista Brasileira De Alfabetização, 1(4). https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.152

Edição

Seção

TEMA LIVRE
Recebido em 2017-07-03
Aceito em 2017-07-03
Publicado em 2017-07-03