ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA INTEGRADA: UMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2016.v1.152Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Escola integrada. EtnografiaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar práticas de alfabetização e letramento no contexto da Escola Integrada, uma política educacional da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. As análises baseiam-se nos novos estudos sobre letramento (NEL) que contribuem para a compreensão da dimensão sociocultural do aprendizado da língua escrita. A partir de uma perspectiva etnográfica, fez-se uma seleção de todas as situações em que a escrita esteve presente mediando as relações entre alunos e agente cultural. Os resultados indicam que, com a ampliação do tempo e dos espaços educativos, as crianças têm a oportunidade de interagir mais entre elas e com os agentes culturais e estagiários, e de participar de diferentes eventos de alfabetização e letramento diferentes dos que ocorrem na sala de aula.Métricas
Referências
BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford UK &
Cambridge USA: Blackwell, 2007.
BRASIL, Lei n. 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º
e 2º graus e dá outras providências. Brasília: [Congresso Nacional], 1971. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/LEIS/L5692.htm> Acesso em: 12 abr. 2008.
CHAGAS, V. Inácio; MACEDO, Maria do Socorro A. N. Eventos de leitura literária no contexto
da escola integrada. Poiésis. Catalão, v. 10, n. 2, p. 70-93. 2012.
CHARLOT, B. Relação com o saber: formação dos professores e globalização: questões para
a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
FONSECA, Cláudia. Quando cada caso NÃO é um caso. Revista Brasileira de Educação.
n.10, p. 58-78, jan./fev./mar./abr. 1999.
GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral
Cadernos Cenpec n. 2 – Educação Integral – 2º semestre, 2006.
GREEN, Judith; DIXON, Carol; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de
investigação. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 452, p. 13-79, dez. 2005.
HAMILTON, M. Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning. In: HARRISON, R.
R. F.; HANSON A.; CLARKE, J. (Orgs.) Supporting lifelong learning Volume 1: Perspectives
on learning. Routledge: Open University Press, 2002. p. 176-187.
HEATH, S. B. Ways with words: language, life and work in communities and classrooms.
Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
HERMONT, Catherine. Adolescentes em tempo integral: vivências-saberes-significados.
Belo horizonte: FaE/UFMG, 2008. (Dissertação mestrado).
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA Montserrat. A organização do currículo por projetos
de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria & prática. 9. ed. São Paulo: Pontes, 2002.
.
KLEIMAN, Angela (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a
prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 2. ed. São Paulo: Pontes,
LIMA, Elvira Souza. Desenvolvimento e aprendizagem na escola: aspectos culturais,
neurológicos e psicológicos. São Paulo: GEDH, 1997.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Interações nas práticas de letramento: o uso
do livro didático e da metodologia de projetos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Práticas de letramento nos Primeiros anos escolares. In: MARINHO, M. CARVALHO,
G. Cultura Escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
______. Desafios da alfabetização na perspectiva do letramento. In: Presença Pedagógica,
Belo Horizonte, v. 7, p. 17-23, 2001.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso.
Campinas, SP: Pontes, 1987.
PAULINO, Graça. et. al. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001.
RESENDE, Valéria Barbosa. Letramento escolar: eventos e apropriações de gêneros
textuais por adolescentes. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação
da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
RIBEIRO, Darci. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed,
STREET, B. V. Literacy in Teory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press,
______. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and
practice. Current Issues in Comparative Education Columbia: Teachers College, Columbia
University, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.
______. The meaning of literacy. In: WAGNER, Daniel A.; VENEZKY, Richard L.; STREET,
Brian. Literacy: an international handbook. Boulder: Westview Press, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2017-07-03
Publicado em 2017-07-03