PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO: FRONTEIRAS E COMPROMETIMENTOS COM O HUMANO, O PEDAGÓGICO, O EPISTEMOLÓGICO E O POLÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.228Palavras-chave:
Alfabetização. Práxis educativa crítico-libertadora. Transformação. Dimensões do ler e do aprender.Resumo
Este artigo apresenta perspectivas que emergem da proposta de alfabetização em Freire e da concepção sobre leitura e escrita em Vygotski, a serem assumidas humana, pedagógica, epistemológica e politicamente em toda a práxis educativa crítico-libertadora. A alfabetização transcende o aprender a ler palavras, focando na leitura crítica da realidade, para que os sujeitos se reconheçam autores de sua história, comprometidos com a transformação do mundo no qual buscam ser mais. Propomos investir em um trabalho compartilhado e dialógico, que desafie a experienciar sete dimensões do ler e do escrever: assumir-se politicamente; escutar e reconhecer; aprender a dizer a sua palavra, no dialogar; ler o mundo-ler a palavra; conscientizar-se; emancipar-se/libertar-se e educar-se/auto(trans)formar-se.Métricas
Referências
BOLZAN. Doris Pires Vargas. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009, 174p.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7 ed .Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979, 218p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979, 218p.
_______. Conscientização. 1 ed. Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Centauro, 1980, 102p.
_______. A importância do ato de ler. 41 ed. São Paulo. Cortez, 1992, 67p.
_______. Professora Sim, Tia Não. 11 ed. São Paulo. Cortez, 2001, 127p.
_______. Pedagogia da Autonomia. 1 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2006, 162p.
_______. Educação como prática da liberdade. 32 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2009, 158p.
HENZ, Celso Ilgo. Círculos Dialógicos Investigativo-formativos e auto(trans)formação permanente com professores. I: HENZ, Celso Ilgo; TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade. Dialogus: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação permanente. 1 ed. São Leopoldo: Oikos, 2015, 17-28p.
KRONBAUER, Luiz Gilberto. Expressividade e educação. In: HENZ, Celso Ilgo; GHIGGI, Gomercindo. Memórias, diálogos e sonhos do educador. 1 ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2005, 251-267p.
ROSAS, Paulo. Paulo Freire: alfabetização, conscientização, leitura crítica do mundo. In: HENZ, Celso Ilgo; GHIGGI, Gomercindo. Memórias, diálogos e sonhos do educador. 1 ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2005, 175-186p.
VYGOTSKI, Lev Semyonovchi. Obras Escogidas - Tomo I. 1 ed. Madrid: Visor Distribuiciones, 1982a, 496p.
_______. Obras Escogidas. 1 ed. TOMO II. Madrid: Visor Distribuiciones, 1982b, 484p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito em 2018-01-15
Publicado em 2018-01-16